Pioneiro (PSDB) será o novo presidente da Alepa

O blog do Zé Carlos confirma o que o nosso leitor já sabia: Manoel Pioneiro (PSDB) será o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). A eleição acontece amanhã.

A ala vermelha do PMDB tentava construir a ideia de que poderia levar a presidência numa aliança com o PT, mas a estratégia de Jatene de minar a sigla barbarista com cargos em seu governo deu certo.

Leia o que diz o Zé Carlos:

Tudo sacramentado para a eleição de Pioneiro como presidente da Assembléia Legislativa do Estado. O PMDB, vendo que não tinha chance, abandonou o PT e decidiu apóia-lo, mas indicou Simone Morgado como primeira secretaria. Carmona retirou sua candidatura. Agora só falta compor a chapa e esperar o resultado.
Dos 41 deputados tomarão posse, votarão, primeiro para presidente, e depois para os membros da mesa. Manoel Pioneiro, mesmo concorrendo sozinho, pode não ter a unanimidade, pois ninguém sabe como votará o representante do PSOL, Edmilson Rodrigues, mas receberá a esmagadora maioria dos votos.
A eleição de Pioneiro é uma vitória do Governo, pois todos governadores sempre fazem seu candidato pela força da máquina, porém os números de votos e a quantidade de partidos apoiando deve ser creditado ao próprio candidato. Manoel Pioneiro é simpático, nunca brigou com ninguém, não tem adversário declarado e será acessível aos colegas, moeda fundamental no processo.
O PMDB, embora tenha saído da disputa principal, está levando o segundo maior cargo da Casa que é a primeira secretaria, com certeza com a ordem de não deixar Pioneiro jogar solto, afinal, ainda existe a disputa da sucessão de Hélder em 2012.
Para concluir, quero apenas alertar aos que não conhecem o funcionamento do parlamento, que o resultado das eleições da mesa não significa tranqüilidade para a governabilidade, uma vez que isso deve ser negociado diariamente.


Nossa nota publicada no último dia 5 de dezembro:

Aparte do blog: Para Jatene é de suma importância que seu governo tenha a presidência da Assembleia Legislativa. Edilza diz nas entrelinhas que o PT, com a ajuda do PMDB, tem força para escolher o presidente da Mesa, mas não é bem assim.
A nota mais parece um recado ou um samba enredo que embala um sapatiado de catita. Jatene quer Manoel Pioneiro (PSDB/Ananindeua) na presidência. Se o PMDB fechar com o PT, que será oposição, o tucano terá motivos de sobra para barrar as três secretarias de estado ventiladas na mesma nota da dirigente petista.
Juntamos a isso o fato de que dos oito votos do PMDB cinco são de Jatene. Só isso já seria suficiente para levar a pique as pretensões petistas.
Também, por trás da nota de Edilza, está a indignação do maior perdedor destas eleições, Jader Barbalho. O capo peemedebista se encontra numa sinuca de bico. Ao mesmo tempo em que tem de declarar apoio a Jatene tem de lamber a sua cria. Pioneiro na presidência da Alepa é um ato político que visa às eleições municipais de 2012 em Ananindeua, onde Helder Barbalho governa.
Helder, como todos sabem, é o herdeiro político de Jader. Mas o lençol do papai é curto: ao mesmo tempo em que cobre a cabeça de Jatene, descobre os pés de Helder.

Comentários