Após insinuações de corrupção, promotor pede o afastamento de Climaco

Está declarada a guerra entre o prefeito de Itaituba Walmir Climaco (foto) e o promotor de justiça Maurim Lameira Vergolino.

O Ministério Público do Estado, por meio dos promotores de justiça Magdalena Torres Teixeira e Antônio Manoel Cardoso Dias, além de Vergolino, instaurou inquérito civil para apurar denúncias de improbidade contra Climaco.

Segundo o órgão ministerial, as denúncias foram feitas por diretores da Coordenadoria de Trânsito do município (Comtri), Benecleide Sousa, Edilson Rodrigues e Jorge Augusto Silva. “Os agentes do Comtri gravaram imagens veiculadas na imprensa local, que comprovam em parte as denúncias de que o prefeito determinou verbalmente aos agentes que deixassem de exigir a comprovação de recolhimento de contribuição sindical dos mototaxistas para obtenção ou renovação da licença de atividade, a despeito do que determina a legislação trabalhista”, revelou o MP.

Tão logo soube do procedimento investigatório, Walmir foi a um programa de televisão fazer graves acusações sobre o promotor de justiça Maurim Vergolino.

Segundo Clímaco, Vergolino teria lhe pedido vários favores pessoais, dentre os quais a contratação na prefeitura de um amigo ou parente. Clímaco ainda insinuou que se a ação prosseguir tem muita coisa para falar. Será que o órgão ministerial vai se ajoelhar diante da velha política coronelista dos tempos de garimpo?

Vergolino já deu a resposta. O promotor pediu ontem o afastamento de Walmir Climaco do cargo de prefeito de Itaituba.

Comentários

R. Soares disse…
A briga tá feia na terra 'sem lei'.Vamos esperar agora pelospróximos capítulos.
Anônimo disse…
Muita coisa ainda vai ser descoberta se o MP levar essa investigação a diante.
Anônimo disse…
A crise entre os poderes executivo e judiciário que instalou-se em Itaituba reflete claramente questões pessoais, que notoriamente tem sido observadas no comportamento exacerbado de seus promotores públicos, que impelidos por um sentimento de ódio e vingança estão atropelando os preceitos legais de nossa constituição, na tentativa de desmoralizar a administração pública do município, denominada inocentemente pela jovial promotoria de "inimigos da sociedade". Certamente a corregedoria do Ministério Público está observando a postura arbitrária e agressiva de seus representantes, que agora querem se passar por vítimas.