Defesa Civil não tem geólogo para mapear áreas de risco em Santarém

No O Estado do Tapajós:


A Secretaria Municipal de Defesa Cidadã quer a inclusão de um geólogo na equipe da Defesa Civil. A presença do profissional é extrema relevância para ajudar a identificar os pontos críticos da cidade neste período chuvoso. Mas, por enquanto, a Defesa Civil não dispõe desse profissional em quadro técnico.

"Até 15 de fevereiro, um engenheiro civil e um assistente social entrará na equipe. Estamos tentando junto ao governo que nos ajude a trazer para a equipe um geólogo. Atualmente, nós chamamos de levantamento de área de risco o trabalho que fizemos em 2010, nós não denominamos de mapeamento, só podemos denominar de mapeamento quando for feito uma vistoria técnica", esclareceu o secretário da SEMSC, Luiz Alberto Cruz.

Algumas tragédias podem ser evitadas com uma simples análise do solo onde estão as moradias afetadas pelas chuvas. "Essa equipe vem para nos ajudar nesse levantamento técnico para que possamos denominar de mapeamento de área de risco com laudos técnicos que caracterize por que a área foi definida como área de risco", afirma Luiz Alberto e completa: "O geólogo faz a analise de solo e o engenheiro civil a situação estrutural".


Leia Mais Aqui.

Comentários