Diamantino recebe unidade de saúde

A prefeita Maria do Carmo, acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, José Antonio Rocha, entregou na última sexta-feira, 18 de fevereiro, a nova Unidade de Saúde do bairro do Diamantino, construída com recursos de aproximadamente R$ 295 do Governo Federal, através do Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Santarém, via Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF). A inauguração do prédio foi comemorada pelos moradores da área.

No novo prédio, trabalharão dois médicos, duas enfermeiras, duas técnicas de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, vigias e sete agentes comunitários de saúde. A unidade vai oferecer todos os programas preconizados pelo Ministério da Saúde, beneficiando 2.792 famílias.

Da solenidade de inauguração, participaram o presidente da Associação de Moradores do Diamantino, Erlan Nadler; a presidente do Centro Comunitário do Diamantino, Glória Maria; os secretários municipais de Governo, Inácio Corrêa; de Infraestrutura, Alba Valéria; os vereadores Carlos Jaime (PT) e Valdir Matias Júnior (PV); entre outros convidados.

Na oportunidade, Erlan Nadler destacou a importância da obra para os moradores do bairro e enfatizou a participação da comunidade na luta pela implantação dessa nova Unidade de Saúde. “Nós sabemos das dificuldades pela situação que o país enfrenta na área da saúde, mas a comunidade entendeu e isso é mais uma vitória para os moradores. Isso não poderia acontecer sem a organização do movimento popular”, destacou.

Teste do Pezinho – durante a solenidade de inauguração, o titular da SEMSA, José Antonio Rocha, anunciou a descentralização do Teste do Pezinho, que antes só era oferecido no Centro de Referência de Saúde da Criança e que a partir de agora será disponibilizado no Centro de Saúde do Diamantino. “Um serviço novo que está sendo implantado hoje como um projeto piloto e que deve se estender a todas as Unidades de Saúde de Santarém. Uma unidade nova, equipada, refrigerada, com medicamentos e profissionais, dando uma garantia de não só cuidar das pessoas doentes, mas fazendo a prevenção que é o fator mais importante para que as pessoas não adoeçam”, disse José Antonio Rocha.

Greice Fernandes, enfermeira responsável pela Unidade de Saúde, informou, na oportunidade, que “tudo muda, o atendimento se modifica, porque nós temos melhores condições de prestar um bom serviço à comunidade”.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Santarém

Comentários