Oficina capacita sobre execução de ações do Projeto BR-163


Por Silvia Marcuzzo

As entidades que participaram da oficina do Componente “Apoio às Iniciativas de Produção Sustentável” do Projeto BR-163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação saíram satisfeitas puderam esclarecer dúvidas e entender um pouco mais a concepção deste Componente do Projeto, que prevê a destinação de quase um milhão de reais para estruturar sistemas produtivos sustentáveis. O recurso será aplicado em boa parte da BR 163, conhecida como Cuiabá/Santarém.

Entre as ações que serão fomentadas estão o fortalecimento de iniciativas relacionadas a Sistemas Agroflorestais e ao extrativismo, a capacitação de agricultores familiares e a abertura de novos canais de comercialização, explica o representante do Ministério do Meio Ambiente Bruno Abe Saber. “As entidades perceberam que só uma ação coordenada entre elas possibilitará a concretização das ações do Projeto”, avalia o técnico da Diretoria de Zoneamento Territorial do MMA. Os editais do Componente 2, como também é conhecido na região, já foram divulgados e as 14 organizações selecionadas para concorrer aos recursos terão até o dia 25 de março para enviarem suas propostas, conforme as especificações dos oito editais.

Malu Guedes, do Fórum BR-163, de Itaituba, disse que a iniciativa foi muito esclarecedora sobre os trâmites do processo. “Não levo dúvidas para casa, o difícil vai ser a execução”, confessa. Já o técnico em agroextrativismo da Fundação Viver, Produzir e Preservar, Cleber da Silva, de Altamira, acredita que a FVPP poderá ganhar alguma concorrência e convidar outras organizações parceiras para executar as ações. Atualmente, ele trabalha na efetivação das unidades de conservação, entre elas na Estação Ecológica Terra do Meio e nas Reservas Extrativistas Rio Iriri, Riozinho do Anfrísio e Xingu.

O presidente do Centro de Estudo, Formação e Pesquisa dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Baixo Amazonas – CEFTBAM – João Raimundo de Almeida e a secretária de finanças Marilene Oliveira Machado acharam muito interessante a oportunidade de participar do evento. Outra instituição que está na expectativa para mostrar seu potencial é a empresa júnior da Universidade Federal do Oeste do Pará. Seus representantes na oficina, Herberto Ueno e Adriano Araújo, estão animados. Pretendem participar de três ou quatro editais, com apoio dos professores da instituição. “Temos uma boa expectativa, vamos aproveitar a capacidade dos nossos professores”, revelou Herberto, estudante do nono semestre de Engenharia Florestal.

A atividade integra o componente “Apoio às iniciativas de produção sustentável” do Projeto, que visa estimular ações que potencializem o desenvolvimento econômico em harmonia com a conservação dos recursos naturais da região. Esse componente do Projeto BR-163 é executado pelo DZT da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA.

O Projeto BR-163 é coordenado pelo Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e conta com o apoio técnico e a gestão financeira da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (ONU/FAO Brasil) e recursos doados pela União Europeia.

Comentários