Gol supera TAM e lidera mercado de aviação brasileiro, diz Anac


A companhia aérea Gol superou a TAM pela primeira vez e assumiu a liderança no transporte aéreo dentro do Brasil em fevereiro, mostraram dados da Associação Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgados na quinta-feira (17).

De acordo com a Anac, a Gol --que também opera com a bandeira Varig- ficou com 39,77% de market share nos voos no mercado interno no mês passado, enquanto a TAM aparece na segunda posição com 39,59%.

É a primeira vez pelo menos desde janeiro de 2006 que a TAM é superada, segundo o histórico disponível na Anac, criada após a extinção do Departamento de Aviação Civil (DAC).

A assessoria de imprensa da Gol, companhia aérea que começou a operar no início de 2001, confirmou que é a primeira vez que a empresa ultrapassa a rival TAM.

Vale lembrar que a TAM é parceira da Trip desde 2004, quando as duas companhias firmaram um acordo de compartilhamento de voos (codeshare). Juntas, a participação de mercado da TAM e da Trip seria de 42,36%, maior que a da Gol.

Segundo a Anac, as demais empresas elevaram sua participação e juntas ficaram com 20,64% do mercado em fevereiro. A Azul ficou com 7,96%, seguida por WebJet (5,89%), Trip (2,77%) e Avianca --antiga OceanAir (2,58%).

O tráfego total de passageiros em voos no Brasil em fevereiro cresceu 9,34% sobre igual mês do ano passado, informou a Anac. Já a oferta de assentos cresceu em ritmo maior, com avanço de 13,31% na mesma base de comparação.

"A tendência de crescimento do mercado aéreo brasileiro se manteve, mas a taxa de ocupação caiu em relação a fevereiro de 2010, de 70,96 para 68,48%", segundo a Anac.

O mercado de voos internacionais operados por empresas aéreas brasileiras teve aumento de 12,19% na demanda, enquanto a oferta subiu 13,28%. A ocupação nos aviões, nesse caso, passou de 75,35% em fevereiro do ano passado para 74,62% no último mês.

Nas rotas internacionais, a TAM ficou com market share de 85,85%, enquanto a Gol teve 12,92% e a Avianca, 1,22%.

Procurada, a TAM -que está no meio do processo de união com a chilena LAN - não tinha comentários imediatamente sobre os dados divulgados pela Anac.


(Com informações do Valor Online, G1 e Reuters)

Comentários