Monitoramento eletrônico será testado pela Susipe


Da Agência Pará:

O sistema de monitoramento eletrônico será avaliado para implantação no Sistema Penitenciário do Pará. O major Francisco Bernardes, titular da Superintendência do Sistema Penitenciário, apresentou aos membros do Conselho Nacional de Segurança Pública (Consep) o equipamento desenvolvido pela empresa norte-americana Secure Alert.

O funcionamento do sistema foi explicado pelo diretor comercial da empresa, Osvaldo Redig, durante reunião realizada ontem, quarta-feira (16), na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup).

Entre as vantagens oferecidas pelo sistema estão uma tira de proteção, inquebrável e inviolável, e um mapa on line, que mostra em tempo real a localização de cada pessoa que estiver usando o aparelho.

No mapa aparecem as zonas intransitáveis - chamadas "zonas de exclusão" -, que são determinadas pelos juízes, de acordo com a sentença de cada detento. O sistema precisa da montagem de centros de monitoramento, para que se as zonas de exclusão forem ultrapassadas três alarmes sejam acionados: vibratório, sonoro e alerta de voz, nesta ordem. Segundo o diretor comercial da Secure Alert, "essas mensagens são eficazes porque mostram a presença do Estado".

Outros Estados, como Santa Catarina e São Paulo, já experimentaram esse sistema e os resultados foram positivos. Os aparelhos são à prova d'água e as baterias recarregadas durante a noite, enquanto os apenados descansam. Pesam apenas 280g e são feitos para uso no tornozelo.

O gerente de Tecnologia da Susipe, Rodrigo Maneschy, informou que o sistema contribuirá para "tirar as pessoas que não precisam estar dentro dos presídios, e ajudar na reinserção social". A Secure Alert oferecerá à Susipe 15 aparelhos para um período de teste, ainda sem data para começar.

Comentários