.

.
.

.

.

.

.

Vice-governador reuniu com empresários em Santarém

Foto: Alailson Muniz

O vice-governador Helenilson Pontes reuniu anteontem, em Santarém, com vários representantes da classe empresarial do município. Pontes falou sobre a possibilidade de serem instaladas na cidade uma Área de Livre Comércio (ALC) ou uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), das obras da Agenda Mínima, além da aprovação pela Câmara Federal do plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós. Na platéia, membros da ACES (Associação Comercial e Empresarial de Santarém) liderados por seu presidente, o empresário Alberto Oliveira.

O vice-governador destacou que o governador Simão Jatene encontrou o Pará com suas finanças desorganizadas e que o maior esforço no momento é contornar essa situação. “Organizando as finanças os investimentos virão inevitavelmente o e nosso governador está conduzindo esse processo com bastante responsabilidade e competência”, informou Helenilson Pontes, acrescentando que algumas obras estavam paradas por falta de recursos para serem injetados nas contrapartidas. “Encontramos uma dívida de R$ 700 milhões”, ressaltou.

De acordo com o vice-governador, tanto a ALC quanto a ZPE são dois modelos de desenvolvimento econômico que estão sendo pensados para a região. Ele disse que o empenho da classe empresarial e dos políticos regionais pode ajudar a concretizar a criação de um dos dois modelos. “Sendo que a criação da ALC é mais demorada, pois depende de lei. A ZPE exige mais empenho político”, explicou pontes.

Sobre a Agenda Mínima, o vice-governador disse que Santarém foi contemplada com três importantes obras: a conclusão do estádio Colosso do Tapajós, um ginásio poliesportivo e um Centro de Convenções. Os três empreendimentos estão orçados em mais de R$ 50 milhões. “São três obras prioritárias do governo do estado para Santarém”, disse Pontes, acrescentando que o governador Jatene tem uma posição republicana em relação ao plebiscito sobre a criação do estado do Tapajós.

Helenilson Pontes lembrou que o governador estará em Santarém durante a semana de aniversário da cidade. Ele disse que várias Secretarias de Governo também terão agendas no município no mesmo período. “É importante que vocês reúnam com ele. O governador tem um carinho muito grande por Santarém. Ele vai pautar ações na cidade para vários de seus secretários”, destacou Pontes.

O presidente da ACES agradeceu a presença do vice-governador. Ele avaliou como positiva a reunião e disse que muitas informações importantes foram repassadas à classe empresarial de Santarém. Alberto Oliveira pediu que fosse levada ao conhecimento do governador a situação de algumas rodovias da região que estão sendo afetadas pelas chuvas e cheias de alguns rios. “Agradeço a presença do santareno Helenilson Pontes, nosso vice-governador. As informações foram de grande valor. Pedimos a ele que leve ao governador a nossa preocupação em relação a situação de algumas rodovias estaduais afetadas pelas cheias dos rios”, disse Oliveira, acrescentando que Jatene será convidado a reunir com a classe durante sua estadia em Santarém.

Comentários