A volta do Bazar Brasileiro no dia dos Namorados

Por João Georgios Ninos:


Hoje, 12 de junho, Dia dos Namorados, retorno ao rádio através do meu antigo programa Bazar Brasileiro. Estarei na Rádio Rural das 19h30 às 21h30, todos os domingos, apresentando o programa que criei em 1985 com o companheiro jornalista e publicitário (atualmente mestrando em Marketing) Dornélio Silva. À época o programa tinha 5 horas de duração (das 19h00 às 00h00)!!! 

Depois que eu e Dornélio saímos, em 1988 (ele pra Belém e eu pra Grécia), a emissora manteve o programa através de vários apresentadores até 1993 (Eduardo dos Anjos, João Otaviano, Jair Pedroso, Anselmo Colares e Jerter Rezende).

Em setembro de 2008, retomei o programa e convidei o Ormano Sousa para me ajudar a apresentá-lo comigo. Ele ficou algum tempo, mas por conta de outros compromissos acabou me deixando só na apresentação. Aí veio a campanha vitoriosa do São Raimundo no campeonato estadual e na série D, o que aumentava o horário da jornada esportiva e encurtava o meu programa. Além disso, havia também um contrato da emissora para divulgar o sorteio do bingo do São Raimundo, de tal forma que um ano e alguns meses depois de reestrear, acabei tendo que interromper minha participação no horário e o Bazar Brasileiro foi pro baú de novo...

Em recente contato com o padre Edilberto Sena e com o diretor de programação José Maria Gama, decidimos retornar com o programa, pois o horário voltou a ficar livre. Agora com um contrato que garante o programa neste horário, inclusive com a possibilidade de ampliar seu horário, num futuro próximo (dependendo de patrocínios). A estreia estava marcada para o domingo passado, mas adiamos para hoje à noite.

Bazar Brasileiro é um programa de variedades e foi criado com a intenção de valorizar a cultura local, dando sempre ênfase ao conteúdo jornalístico e ao debate de questões regionais. A apresentação é sempre num tom de conversa de bar. O(s) apresentador(es) se intitula(m) "proprietário(s)" do Bazar e estão sempre prontos para atender à "clientela" (ouvintes).

Nesta nova fase, vou manter as seções especiais como Baú do Bazar (onde toco alguma música bem antiga e com direito à informações sobre o contexto em que foi criada), Contrabando Musical (onde apresento alguma música internacional), Papo de Botequim (com a presença de algum convidado, geralmente artistas da terra que falam de sua arte e tocam ao vivo), entre outras. A base da programação musical é de músicas da MPB (Música Popular Brasileira) e MPP (Música Popular Paraense). Dificilmente ouvirão as músicas que tocam em outros horário do rádio. 

A novidade nesta nova fase será uma seção dedicada a contar as histórias das comunidades rurais. Neste espaço, darei chance aos colegas jornalistas ou acadêmicos de jornalismo, ou mesmo a comunitários, para fazerem participações especiais trazendo gravações com pessoas que mostrem um pouco sobre a história e a cultura popular de suas regiões.

Aos amigos da minha lista, convido-os a participarem ouvindo a Rádio Rural AM (710 MhZ), todos os domingos, das 19h30 às 21h30, o programa Bazar Brasileiro. para quem não está na cidade, o programa pode ser ouvido pela internet, no site da emissora (http://www.radioruraldesantarem.com.br/). Espero receber críticas e sugestões pelo e-mail do programa: bazarbrasileiro@gmail.com. E quem quiser me ajudar a divulgar essa notícia é só reenviar este e-mail para a sua lista.

O programa de hoje será bem romântico, trazendo o melhor do romantismo brasileiro e paraense, em composições dedicadas aos namorados, e à minha neta Saloniki Ninos, que hoje completa 2 aninhos!

Comentários