Susipe garante apoio a projetos da penitenciária de Santarém

Foto: Alailson Muniz/Ascom Susipe
Ao completar 15 anos de funcionamento, o Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, no município de Santarém (oeste do Pará), investe na ressocialização dos presos com projetos que valorizam o trabalho como instrumento para a construção de novas histórias de vida. Criação de aves, cultivo de horta e um projeto de piscicultura - este em processo de implantação - são desenvolvidos no Centro, e foram apresentados ao major Francisco Bernardes, superintendente o Sistema Penal do Pará, no último sábado (09), pelo diretor da instituição, coronel Valter dos Santos, e o vice-diretor, Vianey Lira.

“Sabemos da realidade do sistema penal brasileiro, mas acreditamos em um trabalho voltado à ressocialização do interno, por meio da implementação de projetos educacionais e sociais, em parceria com entidades como a Pastoral Carcerária”, ressaltou Francisco Bernardes.

Ele conheceu a granja, onde são criados mais de 14 mil frangos pelos internos, sob a supervisão técnica da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), tendo à frente o engenheiro agrônomo Marcos Silva. O projeto oferece trabalho remunerado aos internos, além da remissão de pena. Os detentos também criam suínos.

“É impressionante como pode dar certo a implementação desses projetos na ressocialização dos internos. Vamos trabalhar para mantê-los e reativar outros que foram paralisados. Também queremos programar novos projetos, e para isso já estamos conversando com a direção desta unidade penal. O sistema penal não precisa ser desumano. Quando vimos que esses projetos estão prosperando, percebemos que estamos no caminho certo”, ressaltou o superintendente.


Leia Mais Aqui.

Comentários