Terra Legal doa mais seis núcleos urbanos no Pará

Para mais de 24,8 mil moradores do Território da Cidadania Sudoeste Paraense, no estado do Pará, a oportunidade de ser verdadeiramente dono da sua casa chegou.

O Terra Legal entregou no sábado (26), no auditório da prefeitura, quatro núcleos urbanos para o município de Paraupebas. O município agora poderá contar com os bairros de são Lucas I e II, e também os bairros da Liberdade I e II - que se somam agora à Vila de Palmares I e II, doadas em fevereiro passado.

São Geraldo do Araguaia também foi beneficiado: recebeu a Vila Novo Paraíso e a Vila Fortaleza no domingo.

Para a secretária extraordinária de regularização fundiária na Amazônia Legal e coordenadora nacional do programa Terra Legal, Shirley Nascimento, a situação das áreas urbanas não tituladas na Amazônia é urgente, “Estas áreas têm que ser repassadas para seus reais proprietários o mais rápido possível. São prioridade para o programa, e até final de 2013 todos os mais de 400 núcleos urbanos estarão regularizados”, afirma.

“Para os moradores desses bairros, a titulação é muito importante: é a oportunidade de fincar raízes e ter qualidade de vida. Para essas pessoas, a oportunidade de crescimento não tem preço”, afirma o Prefeito de Paraupebas, Darci José Lermen. “Além disso, evita a especulação imobiliária danosa ao município, muito comum nesta área”, ressalta.

Raimundo Alves, coordenador do programa no Pará, se diz muito satisfeito com a execução do trabalho, “A partir do momento que passamos o título urbano para a prefeitura e os moradores recebem suas escrituras, eles começam a poder acessar políticas públicas, financiamentos e investir neles. Isso muito melhora suas vidas”.

Fonte: Ascom MDA

Comentários