HRBA faz sua primeira captação de órgãos

A manhã da segunda-feira (20) de Carnaval entrou para a história do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará por ter sido feita a primeira captação de órgãos para transplantes na região oeste do Estado. A doadora foi uma mulher de 40 anos, que teve morte encefálica decorrente de um aneurisma cerebral. Ela dera entrada na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital encaminhada pelo Hospital Municipal de Santarém, na última sexta-feira (17).
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Regional foi acionada pelos médicos intervencionistas da UTI na manhã de domingo (19), para fazer a identificação de morte encefálica da paciente. Exames neurológicos específicos deram a confirmação, segundo a avaliação de vários médicos de diferentes especialidades. Após a identificação, os membros da comissão, com acompanhamento de profissionais da assistência social e psicológica, comunicaram os familiares e receberam a autorização para fazer a doação dos órgãos.

Seguindo os procedimentos de transplantes do Brasil, a equipe de médicos da Central de Transplantes do Pará só foi acionada após o cumprimento de todos os requisitos iniciais locais. Na noite de domingo, a equipe formada pelos médicos cirurgiões Maurício Iasi e André Rodrigues, coordenador da Central de Transplantes do Pará, chegou a Santarém, por volta das 20 horas, para coletar material para exame de sorologia. Na madrugada de segunda-feira (20), o resultado do exame confirmou a paciente como apta a ser uma doadora de órgãos.

Os médicos iniciaram o procedimento cirúrgico para retirada dos órgãos na manhã de segunda-feira, acompanhados de vários médicos cirurgiões de Santarém, dentre eles o neurocirurgião e diretor técnico do Hospital Regional, Erik Jennings; o cirurgião e coordenador de Urologia do hospital, Alberto Tolentino; e o nefrologista e coordenador da Hemodiálise e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, Emanuel Espósito.


Leia Mais Aqui

Comentários