Definida a retomada da produção de borracha no oeste do Pará

Do DiárioNet:

Especialistas discutem a retomada da produção de borracha no oeste do Pará. Encontro promovido pelo Núcleo de Gestão Integrada, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Santarém, reúne vários grupos de produtores formais e informais e representantes de órgãos públicos.

Durante o evento foram definidos termos de compromisso para a retomada da produção e acertada a garantia de compra de toda produção. Estudo recente da Universidade de Brasília (UnB), realizado no município de Santarém e arredores, aponta para um potencial de produção de mais de 100 toneladas de borracha nos meses de safra.

A região já foi uma das maiores produtoras de borracha do Brasil e do mundo. Há registros de comercialização de até 256 toneladas borracha natural por mês, durante período de safra.

Segundo o gestor da Reserva Tapajós Arapiuns, Maurício Santamaria, e um dos organizadores do encontro, a reunião foi um sucesso. "Conseguimos atingir todos objetivos. Todos se sentiram contemplados, produtores e compradores. No entanto, o trabalho está apenas iniciando. Para que tudo se concretize, temos de colocar todo planejamento em prática, e isso requer muita dedicação de todos os envolvidos."

Comentários