Ministra assume presidência do TSE e admite morosidade da Justiça

Da Folha On Line:

Ao assumir a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite desta quarta-feira (18), a ministra Cármen Lúcia apresentou um vídeo, produzido por ela, em que pediu aos brasileiros: "acredite em você, vote no Brasil, vote limpo".

Em seu discurso, ela reconheceu a morosidade da Justiça, fez referência à Lei da Ficha Limpa e afirmou que "não há eleições seguras e honestas sem a ação livre e vigilante da imprensa".
Sua posse estava repleta de autoridades. Estiveram presentes a presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia e a senadora Marta Suplicy (PT-SP), representando o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que está de licença médica.

Divulgação
Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha tomou posse hoje no TSE
Ministra Cármen Lúcia tomou posse hoje no TSE
Também compareceram todos os seus colegas do Supremo Tribunal Federal.
Em seu rápido discurso, Cármen Lúcia afirmou que a lentidão da Justiça não é culpa dos juízes, mas não deixa de ser uma responsabilidade. "Quando a Justiça tarda, falha. E quando isso ocorre todo o país sofre", afirmou.

Sobre os meios de comunicação, a minsitra afirmou que são parceiros "na concretização da Justiça". Em relação à Ficha Limpa, ela lembrou que, sob seu mandato, acontecerão as primeiras eleições em que a lei será válida. Mesmo assim, ela afirmou: "Nenhuma lei do mundo substitui a honestidade, a responsabilidade e o comprometimento do cidadão".

Comentários