Semana dos Povos indígenas em Santarém

Será realizada de 09 a 13 de abril a Semana dos Povos Indígenas em Santarém. A iniciativa é do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (CITA), Grupo Consciência Indígena (GCI) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

O local do evento será o Auditório Wilson Fonseca, do Campus Rondon da UFOPA. O objetivo é objetivos "chamar a atenção da sociedade e das autoridades sobre a realidade dos povos indígenas, suas reivindicações e a sua diversidade cultural, tirando-os da invisibilidade política; proporcionar à comunidade acadêmica um contato mais próximo com os indígenas da região oeste do Pará e de outras regiões; favorecer o encontro dos próprios indígenas entre si".

Entre os participantes da programação da Semana dos Povos Indígenas está o procurador da República Dr. Felício Pontes Jr.. Ele irá proferir a palestra "A luta contra as hidrelétricas na Bacia do Tapajós”. Também na programação será exibido o filme "A Noite por Testemunha", do diretor Bruno Torres. a película conta a história da morte do índio Galdino Pataxó.

Comentários