Sistema permite controle e transparência das obras executadas no estado

Da Agência Pará:

Foi publicada nesta segunda-feira (2), no Diário Oficial do Estado, a implantação do “Sistema Obras Pará”, um instrumento de monitoramento, gestão e acompanhamento das obras executadas no estado. A ferramenta disponibilizará informações sobre a quantidade, cronograma, andamento dos trabalhos e os municípios beneficiados. Por enquanto apenas os órgãos da administração pública cadastrados podem acessar o sistema. Em breve a população paraense também poderá consultar as informações.
O Sistema, em fase experimental desde o começo de março, dará transparência para as ações na área de infraestrutura no Pará, permitindo acesso online imediato às informações em qualquer lugar do mundo. “Os dados sobre as obras disponibilizados no sistema poderão ser acessados através da internet. É um instrumento importante de gestão, pois permite tanto ao governo quanto aos cidadãos o conhecimento das ações do estado relativas à infraestrutura”, explica Anderson Goes, gerente de tecnologia e inovação da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema.

Por enquanto técnicos da Secretaria Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável (Seinfra), responsável pela gestão do sistema, e da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) já receberam treinamento para a utilização do “Obras Pará”. O treinamento será estendido para os demais órgãos e entidades da administração pública estadual, responsáveis pela alimentação mensal do sistema, que deve ser feito até o final do quinto dia útil do mês.

O processo de compilação das informações começa com a transferência automática de todas as informações do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem/PA) para o Obras Pará. A partir disto as secretarias e órgãos poderão fazer a atualização das informações, como mudanças de datas, andamento e fotos das obras. Com os dados atualizados e organizados o Sistema gera relatórios imediatos sobre as obras cadastradas.

Durante o evento de lançamento do Sistema, no dia 2 de março deste ano, Sérgio Leão, titular da Seinfra, ressaltou que, para o sistema funcionar, é fundamental o treinamento e o empenho das equipes de cada órgão, já que precisará ser alimentado continuamente, com informações atualizadas sobre os contratos, que incluem listagem geral das obras, órgão executor, localização, valor atualizado - incluindo os aditivos - e prazo de execução. “Esse sistema dá uma visualização, uma percepção perfeita de onde o Estado está presente e onde ele não está, e assim o governo pode redirecionar as políticas públicas para as regiões mais carentes, menos assistidas. É uma ferramenta extremamente importante para o planejamento e a comunicação das nossas ações”.

Comentários