Operação Sorriso em Santarém

A Operação Sorriso Brasil estará em Santarém, nesta segunda-feira, 24 de setembro, para selecionar pacientes e realizar cerca de 60 cirurgias corretivas gratuitas de crianças e jovens portadores de lábio leporino. As famílias interessadas devem se inscrever, comparecendo pessoalmente, a partir das 8h, na Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860, Santa Clara, Santarém-PA). As cirurgias serão realizadas entre os dias 26 a 29 de setembro no Hospital e Maternidade Sagrada Família - Sociedade Beneficente São Camilo (Av. Presidente Vargas, 1606 -Santa Clara).A Operação Sorriso é uma entidade mundial, sem fins lucrativos, cuja meta é tratar – e devolver o sorriso – acrianças e jovens portadores da doença.
 
Cada procedimento dura cerca de 45 minutos em média e o paciente recebe alta na manhã seguinte ao procedimento. Os pacientes e seus familiares (um por paciente) que moram em cidades vizinhas receberão acomodação, transporte e alimentação. A missão também fornecerá tratamento pós operatório para pacientes submetidos à cirurgia em 2011. 
 
A Abbott apoia a Operação Sorriso no Brasil e no mundo desde 1993 – apoio global equivalente a mais de US$ 7.7 milhões, entre doação de medicamento anestésico para a realização das cirurgias, além de fundos para a coordenação das missões médicas e capacitação dos profissionais de saúde.
Estima-se que atualmente cerca de 280.000 pessoas sofrem com a doença. O projeto movimenta cerca de 45 profissionais de saúde voluntários, entre cirurgiões plásticos, equipe de enfermagem, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras e geneticistas.
 
Lábio leporino - O lábio leporino é uma abertura no lábio ou no palato, ou que se apresenta como um tecido mole na parte frontal da boca. A sua causa exata é ainda desconhecida, mas sabe-se que é um problema congênito que aparece durante os estágios iniciais do desenvolvimento do embrião. As consequências do problema na vida de uma criança vão além da estética e podem resultar em problemas de audição, infecções crônicas, desnutrição, má formação da arcada dentária e dificuldades de fala. Os pacientes geralmente abandonam os estudos e apresentam baixa autoestima, o que também leva a outros problemas psicológicos. 
 
A Operação Sorriso atua em 54 países e já tratou mais de 135.000 crianças e adolescentes que sofrem de lábio leporino ou fenda palatina. A organização está no Brasil desde 1997 em 10 Estados brasileiros, tendo realizado cerca de 4.000 cirurgias no decorrer desse período. Para mais informações sobre a entidade, acesse www.operationsmile.org.br
 
Texto: Flávia Barreiros

Comentários