PMDB encolhe no Estado

NO O Liberal de hoje:


Nas eleições de 2012, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foram os partidos que mais perderam representantes no Executivo Municipal no Pará. Das 38 prefeituras que tinha em 2008, o PMDB encolheu sua representatividade para apenas 29. O PTB também caiu de dez para apenas quatro cidades. Na outra ponta, o PSDB lidera o ranking de partidos que mais cresceram no Estado, com um aumento de 38,7% na sua participação nas prefeituras paraenses.

O PMDB continua sendo o segundo partido com maior representatividade no Estado, presente em 29 municípios, com destaque para Altamira, com Domingos Juvenil, e Castanhal, que elegeu Paulo Titan. Porém, o partido perdeu em Ananindeua (o candidato do PSDB, Manoel Pioneiro venceu em 1º turno com 53,85% dos votos válidos), onde vinha governando por dois mandatos consecutivos e boa parte do legado de 38 prefeituras que fez em 2008. Foi um dos partidos que registraram a maior queda nestas eleições no Estado.

Das 86 prefeituras que disputou este ano com candidato próprio, o PMDB só conseguiu êxito em 32,6% dos casos. Na capital, cidade onde estava direcionada grande parte da artilharia peemedebista, o candidato José Priante ficou apenas na quarta colocação.

Comentários