XIV Festival do Açai em Santa Luzia

Os moradores da comunidade Santa Luzia (Eixo Forte) organizam o XIV Festival do Açai, juntamente com instituições parceiras como a Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria de Cultura (SMC). O evento será realizado nos dias 3 e 4 de novembro com uma vasta programação cultural e diversidade culinária.

A comunidade Santa Luzia fica localizada na Rodovia Everaldo Martins, km 08. Segundo o Coordenador do evento, Ronilson Duarte, no ano passado foram disponibilizados para um público de 4 mil pessoas, 1.620 litros de açaí. “Para esse ano, nossa expectativa é que o consumo do produto e seus derivados sejam superiores ao ofertado ano de 2011”, enfatizou Ronilson.

 Jarle Aguiar, Secretária de Cultura de Santarém, aposta no evento. “Com a comunidade organizada e com apoio do governo municipal, não tenho dúvidas de que o Festival do Açaí será novamente um sucesso de público e de renda”, afirmou.

O Festival é o mais tradicional da região do Eixo Forte. Os moradores devem colocar à venda, além do vinho do açaí, derivados do produto, como: creme, bolo, brigadeiro, entre outros.

 Na comunidade Santa Luzia vivem 30 famílias. A maioria trabalha na agricultura de subsistência com a plantação voltada ao açaí. No entanto, também há o cultivo do cupuaçu e do taperebá com suporte especializado aos produtores por parte da Emater e do Incra.

 
Fonte: Ascom/Prefeitura de Santarém

Comentários