Von e vereadores discutem nova estrutura administrativa

Alexandre Von e vereadores: transição.
Foto: Ascom Transição

O prefeito eleito de Santarém Alexandre Von (PSDB) participou hoje, 04, de reunião com os vereadores para detalhar pontos do Projeto de Lei sobre a nova estrutura administrativa do Executivo para os próximos quatro anos. O PL, encaminhado pela prefeita Maria do Carmo (PT) a pedido de Alexandre Von, prevê 13 Unidades Orçamentárias – Secretarias – a criação de duas novas Coordenadorias, totalizando seis, e três Institutos. De acordo com o presidente da Casa, vereador José Maria Tapajós (PMDB), o Projeto será votado até segunda-feira, dia 10, para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2013.
 
Alexandre Von explicou que a nova proposta de estrutura administrativa implica redução no número de Secretarias – de 18 para 13, incluindo a criação da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, firmada como compromisso de campanha.

“Além das 13 secretarias, a estrutura contempla seis Coordenadorias, incluindo a de Defesa Civil e acrescentando duas Coordenadorias novas à estrutura anterior: Incentivo a Produção Familiar e Saneamento Básico”, informou.  O prefeito reiterou que a proposta também contempla a extinção ou fusão de Secretarias. “São áreas que não vão ficar descobertas na nossa gestão, porque ganharão um novo formato dentro dessa nova estrutura”, reforçou.

A nova estrutura prevê, também, a criação de três Institutos, todos compromissos de campanha: Gestão e Tecnologia, Desenvolvimento Sustentável, vinculados à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE), e o Instituto de Estudos de Línguas Estrangeiras, compondo a estrutura da Secretaria Municipal de Educação.

 “O Instituto de Gestão e Tecnologia atuará na capacitação permanente do servidor público, porque não se pode falar em melhorar o serviço senão tivermos um bom material humano. Nesse Instituto também vamos ter um Núcleo de Planejamento Estratégico que nos dará subsídios para trabalharmos com os indicadores do Programa Cidades Sustentáveis. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável atuará na capacitação profissional, no fomento ao empreendedorismo, tomando por base, o modelo da Escola de Economia Solidária, e o Instituto de Línguas Estrangeiras será o aporte dos alunos da rede pública municipal, inicialmente os que tiverem bom desempenho, para aprofundarem-se em outras idiomas, principalmente inglês e o espanhol”, ressaltou.

 Sobre a necessidade de monitorar de perto obras e serviços que estejam sendo realizados por outros entes – governos estadual e federal  - Alexandre citou a proposta de criação da Coordenadoria Municipal de Saneamento Básico (CMSAN) que terá a tarefa de supervisionar, monitorar e acompanhar de perto a execução das obras.


Compromissos prioritários no 1º ano de mandato

 
Von classificou como “emergenciais” a execução dos Planos Municipais: de Saneamento Básico – Município tem até dezembro de 2013 para adequar-se – Gerenciamento de Resíduos Sólidos –prazo por lei encerrou-se em agosto de 2013 -  e Mobilidade e Trânsito.

“A nova gestão vai entrar focada para cumprir e executar esses três Planos, de extrema importância para o desenvolvimento de Santarém”, observou o prefeito eleito.

 Veja a proposta da nova estrutura administrativa para o quadriênio 2013-2016 (PMS)

 Gabinete do Prefeito - GAP (Coordenadorias vinculadas)
  Coordenadoria Municipal de Comunicação – CCOM;

 
Coordenadoria Municipal de Integração e Desenvolvimento Regional e de Apoio à Criação do Estado do Tapajós – CIRTapajós;


· Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC;




Secretaria Municipal de Administração - SEMAD





Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento –SEMDE (Institutos vinculados)


· Instituto Municipal de Gestão e Tecnologia – IGT;


· Instituto Municipal de Desenvolvimento Sustentável – IDS;





Secretaria Municipal de Finanças – SEFIN





*Secretaria Municipal de Educação – SEMED (Institutos vinculados)


· Instituto Municipal de Estudos de Línguas Estrangeiras – IEL




*Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA




*Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social –SEMTRAS




*Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINFRA (Coordenadorias vinculadas)


· Coordenadoria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano – CHDU;


· Coordenadoria Municipal de Saneamento Básico – CSAN




Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar – SEMAP (Coordenadorias Vinculadas)


· Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar – CPROF




Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT




Secretaria Municipal de Turismo – SEMTUR




Secretaria Municipal de Cultura – SEMC




Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA




Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer - SEMJEL




*Pasta com secretário adjunto.

Comentários