Pronatec oferece mais de 700 vagas no Pará

Estão abertas as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Pará. Atualmente, estão sendo ofertadas 748 vagas para a Formação Inicial e Continuada (FIC) nos municípios de Belém, Castanhal, Marabá e Juruti. O público-alvo dos cursos são os alunos regularmente matriculados na rede estadual e que estejam cursando o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os alunos interessados devem procurar a sua escola para efetuar a pré-matrícula através do Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e optar pelo curso de sua preferência, entre os que estiverem sendo ofertados. Para a inscrição os estudantes devem ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF e Comprovante de Residência.

Caso o aluno tenha sido selecionado deve comparecer à instituição de ensino na qual se inscreveu de posse da seguinte documentação para confirmar a sua matrícula: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de matrícula na escola pública e a carta de encaminhamento do Sistec.


 
 Os alunos menores de idade precisam estar acompanhados pelos responsáveis e estes portando algum documento de identificação. A data de confirmação de matrícula será de responsabilidade de cada instituição de ensino, no horário de funcionamento.

  Nilce Silva, Técnica em Educação da Coordenação de Ensino Médio (Coem) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), esclarece que o aluno deve procurar a escola estadual onde está matriculado para realizar a pré-matrícula. “Os estudantes só devem procurar a instituição de ensino ofertante do curso no ato da confirmação de matrícula, após o resultado da seleção”, explica Nilce.

  Criado em 26 de outubro de 2011, com a sanção da Lei nº12.513/2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de Formação Inicial e Continuada para trabalhadores (FIC).

 
 Para a oferta dos cursos, o Programa conta com a parceria de diversas instituições de ensino estaduais e federais como a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA), Escola de Teatro e Dança da UFPA, Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA) e a Rede de Escolas Tecnológicas do Estado do Pará, da Seduc.

 
 Ainda fazem parte dessa rede, ainda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

Comentários