Estação Cidadania, modelo aprovado

Sede da Estação Cidadania em Santarém.
A rapidez e o conforto, até então luxo em repartições públicas, são algumas das características que tem feito o modelo “Estação Cidadania” dar certo em Santarém. Os mais de 20 mil atendimentos mensais ajudam a desafogar muitos órgãos públicos que recebiam demandas de locais e de outras cidades da região.

Já há quem diga que outras cidades da região deveriam receber novas unidades da Estação Cidadania.

A localização no centro da cidade facilita a procura e atraí muitos ribeirinhos.

Abaixo você conhece alguns dos serviços que são oferecidos na Estação Cidadania.

 

Detran

- O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) oferece o primeiro emplacamento de veículos, Proprietários e Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv). Os documentos necessários são: CPF, comprovante de residência (veículo importado é preciso se submeter à vistoria), nota fiscal da concessionária, termo de responsabilidade, carteira de identidade, procuração.

 - Licenciamento anual de veículos de passeio, renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e antecipação de IPVA (emissão de boletos). É necessário CRV e CRLV.

- Informações sobre: IPVA, seguro obrigatório de veículos, clínicas autorizadas, centro de formação de condutores, fabricantes de placas e demais serviços prestados pelo Detran.

 Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado disponibiliza à população: emissão de carteira de identidade (1ª via gratuita, 2ª via com boletim de ocorrência registrado na delegacia, também gratuita. A delegacia pode ser virtual. Menores de 16 anos tem que ir acompanhados com o responsável – pai ou mãe, avô ou avó, tios por parte de pai ou mãe -, portando a carteira de identidade). Os documentos necessários são: a certidão de nascimento ou casamento (se for casado) – original; 2 fotos 3x4 (coloridas e recentes); comprovante de residência original do mês atual ou mês anterior.


Sejudh/Procon


Orientação e defesa do consumidor; Cartório; Reconhecimento de assinatura, cartão de assinatura, autenticação de documento. Documentos Necessários: RG e CPF.

 SRTE

Emissão de carteira profissional (no caso de segunda via, o interessado deverá levar a carteira de trabalho anterior ou registro de emprego ou termo de rescisão de contrato ou extrato do FGTS – para comprovação do número da CTPS anterior; certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade; no caso de perda, roubo, assalto ou extravio – mesmo que a carteira anterior não tenha sido assinada – é obrigatório apresentar o boletim de ocorrência assinado, que terá retida uma via. Documentos necessários: certidão de nascimento ou casamento original ou carteira de identidade ou certificado de reservista ou carteira de conselho profissional ou certidão de divórcio; 1 foto 3x4 (colorida e recente).

 TRE

Emissão e transferência de Título de Eleitor. É cobrada uma multa para cada falta não justificada, por eleição. Documentos necessários: certidão de nascimento ou casamento ou identidade ou Carteira de Habilitação (não vencida), ou carteira de trabalho, ou carteira profissional (OAB, Crea, CRM e outros). Apresentar documento original; comprovante de residência atual e original; acima de 18 anos (homem) – alistamento militar ou certificado de reservista.

 Correios

 Inscrição no Cadastro Pessoa Física (CPF); alteração e correção de dados PPF; emissão 2ª via do cartão CPF; postagem de cartas simples e registrada Nacional e Internacional; Postagem de encomenda nacional (Sedex e PAC); postagem de encomenda internacional (Sedex Mundi, leve proprietário, SEM, mercadoria econômica, Exporta Fácil); envio de numerário (Dinheiro Certo); venda de produtos (selos, caixas de encomenda, envelope, aerograma). Serviços adicionais (aviso de recebimento, valor declarado, reclamação de cliente); Taxação de telegramas, serviços do banco postal (abertura de conta-corrente, depósito e retirada em conta-corrente, solicitação de empréstimo, pagamento de benefícios do INSS e recebimento de boletos – Banco do Brasil, Novos Serviços e Produtos que venham a ser prestados/ vendidos por agências próprias dos correios; solicitação de cartão de credito e débito). Documentos necessários: CPF, RG, Certidão e Nascimento, Título de Eleitor. Obs: precisa ser maior de idade.

 
Cosanpa

 
Religação urgente e comum, emissão de 2ª via de conta, consulta de débitos, cadastro de tarifa social, cadastro de entrega alternativa, segunda via de recibo de quitação de débitos, falhas no sistema.
 

 

 

 



Comentários