Programa Alcoa Bem-estar promove vida saudável em Juruti

Corpo são, mente sã. Seguindo o ideal do provérbio português, a Alcoa lançou em abril um programa voltado à saúde de funcionários, familiares e população jurutiense. O Alcoa Bem-estar está em todas as unidades da companhia no mundo e busca incentivar a melhoria da qualidade de vida por meio de quatro pilares: tabaco zero, alimentação saudável, ser ativo e equilíbrio. O objetivo é trabalhar os temas, com intuito de desdobrar ações que incentivem estilos de vida mais saudáveis. “Queremos promover o bem-estar psicológico, a satisfação pessoal e nas relações cotidianas. A pessoa que é saudável fica bem no trabalho, em casa com família, com o seu corpo e sua mente. Tudo influencia na saúde”, explica a médica Renata Pinto, coordenadora do Serviço Médico da Alcoa Juruti.
 
Nos últimos três anos, de 2009 a 2012, houve um aumento significativo do número de funcionários que estavam na faixa do sobrepeso e no grau 1 de obesidade (quando o IMC – índice de massa corporal - está entre 30kg/m² e 35kg/m²). Esse crescimento gradativo mostrou a necessidade de uma ação imediata. “Ainda não temos uma saúde considerada ruim, mas se não fizéssemos nada em pouco tempo registraríamos grandes problemas. A nossa intenção é evitar que isso ocorra. Mais do que isso, independentemente da possibilidade de doença, a empresa tem como Valor a Saúde e preza pelo bem-estar dos funcionários”, complementa Renata.
 
Por isso, ainda como parte do programa, a Alcoa está incentivando os funcionários a participarem do Desafio Corporativo Global 2013 (GCC na sigla em inglês), uma competição que medirá o volume de exercícios de equipes de todo o mundo durante 16 semanas. As equipes inscritas receberão acelerômetros, um equipamento que mede o quanto uma pessoa anda por dia. É uma forma de estimular a determinação dos colaboradores de forma divertida e saudável. Cada grupo de sete funcionários pode se inscrever e participar da competição. Ganha a equipe que se exercita mais.

 
Os cerca de 2 mil funcionários diretos e indiretos da empresa têm direito também a desconto em uma academia de ginástica para incentivar a prática de exercícios. Além disso, o programa convida toda a comunidade a integrar atividades coletivas, como aulões de ginástica na praça central da cidade de Juruti. As aulas ocorrem regularmente, às terças e quintas, sempre às 20h, com apoio da Prefeitura Municipal, que cede o espaço.
 
“Queremos estimular a população a praticar atividades físicas, começando com as aulas ofertadas pela Alcoa e depois ampliando a sua rotina saudável também no decorrer da semana. Nossos funcionários têm participado intensamente. Esperamos que os jurutienses também integrem com regularidade a iniciativa”, convoca Renata. Segundo a médica, as mudanças iniciais sempre são difíceis e, por essa razão, é normal que as pessoas utilizem desculpas como falta de tempo para não efetivá-las. Depois de um tempo, contudo, o novo comportamento se torna uma cultura adquirida, um hábito, e, no fim, faz falta.
 
Consciente da importância de manter uma rotina saudável, a geóloga Edileuza Melo, que trabalha na área de Pesquisa e Prospecção da Alcoa Juruti, faz questão de participar das atividades do programa. “Eu gosto muito de participar dessas ações voltadas para saúde. Tenho uma filha de oito anos e sei que não é fácil exercer ao mesmo tempo as funções de mãe, mulher e profissional. Para assumir esse papel de ‘Mulher Maravilha’ no dia a dia, descobri que o segredo é cuidar bem da saúde, mantendo o corpo em equilíbrio e uma boa alimentação, garantindo assim o bem-estar físico e mental. Isso exige força de vontade e muita dedicação a médio e longo prazo para que possamos conquistar benefícios duradouros”, comenta.
 
Edileuza acredita que a motivação proposta pela empresa vai muito além da prática de atividades físicas e que todos devem aderir e participar. “A iniciativa do Bem-estar é positiva para todos nós, pois é um estímulo para tirar a gente do sedentarismo. Além disso, é uma boa oportunidade para interagirmos com as pessoas da comunidade e encontrar com os colegas de trabalho. As atividades na praça, ao ar livre, acabam sendo muito mais prazerosas e leves. Mas do que se exercitar, é o momento perfeito para deixar o estresse de lado e cuidar da qualidade de vida com diversão”, afirma a geóloga.
 
Para a Alcoa o investimento em qualidade de vida é também um aliado para assegurar a produtividade e a satisfação dos nossos colaboradores. A meta inicial é reduzir parcialmente os índices negativos de obesidade e sobrepeso no próximo ano, instituindo mudanças de rotinas, e mantendo avaliações periódicas com um Comitê Interno de Qualidade de Vida. “A nossa vantagem é ter um funcionário mais produtivo, concentrado, que adoece e se ausenta menos. Com isso diminuímos também as chances de acidentes e imprevistos que atrapalhem os processos diários. Além de contarmos com uma comunidade mais proativa e saudável. O Alcoa Bem-estar é um programa no qual todos ganham, seja empresa, funcionários ou sociedade”, completa a médica Renata Pinto.
 
Sobre a Alcoa
 
A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.
 
No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2011, a empresa registrou faturamento de R$ 2.5 bilhões no Brasil. Em 2012, foi considerada referência em sustentabilidade e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.

Comentários