Hemopa Santarém inicia campanha junina de doação de sangue

Começou nesta segunda-feira, 10, campanha de doação de sangue referente à quadra junina do Hemocentro Regional de Santarém (HRS). Assim como no hemocentro coordenador em Belém, o tema da ação é: “13 é Santo Antônio, 24 é São João, 29 é São Pedro. E todo dia é do doador. Doe sangue”, que se estenderá até o próximo dia 14. A campanha tem o objetivo de reforçar o estoque estratégico do hemocentro para assegurar atendimento transfusional da rede hospitalar que, em períodos festivos, costuma elevar a necessidade em mais de 20%. A meta será de 50 coletas/dia.

Segundo o responsável técnico pela unidade, Dr. Waldir Mesquita, a programação contará com apoio de instituições parceiras, sobretudo, da imprensa local, que sempre apóia e divulga as ações desenvolvidas pelo hemocentro. “A mídia tem papel fundamental para o êxito de nossas ações ao sensibilizar a população potencialmente doadora de sangue não apenas do município, como as demais localidades da região, observou o médico, que expressou otimismo para a obtenção da meta estabelecida para a doação de sangue.


Ele ressaltou a parceria da Cooperativa dos Taxistas do Porto Hidroviário de Santarém, que disponibilizará a frota de táxis para conduzir os doadores para as suas respectivas residências, logo após a doação, durante a semana da campanha junina. “Nós só temos a agradecer a exemplar iniciativa de responsabilidade social desta empresa. Nosso muito obrigado”, destacou Waldir Mesquita.

A campanha em todo o Estado, contará ainda com o apoio do fã clube da banda “Chiclete com Banana”, que promoverá campanha nacional de doação de sangue no dia 15, com o tema “Chicleteiro Sangue Bom”. O fã clube de Belém já confirmou a participação na campanha do hemocentro coordenador.

Durante toda a ação na hemorrede estadual serão desenvolvidas atividades educativas e de lazer para atrair o maior número de doadores. A campanha junina também será realizada nos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e nos Hemonúcleos de Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema. No entanto, as datas serão distintas e de acordo com a realidade de cada unidade. Mas todas serão neste mês.

Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos. Menor de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsáveis. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. A novidade é que os doadores podem obter o resultado desses exames pela internet, através do site www.hemopa-pa.gov.br, em até 30 dias.

Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudável e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.

Serviço:

O Hemopa Santarém funciona na Av. Frei Vicente, 696, entre alameda 30 e alameda 31. Bairro: Aeroporto Velho - CEP: 68.040-040. Fone: (93) 3522.7763 / 3522.1448 / 3522.1143, ou ainda: 08002808118, de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, e aos sábados até às 17h.


Texto:
Vera Rojas - Hemopa
Fone: (91) 3241-1811 / 3242-9100 / (91) 8895-3089
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 10/06/2013 às 10:59

Comentários