Senai forma novos profissionais em Juruti



Instalado no município de Juruti desde 2006, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vem desenvolvendo uma série de cursos de capacitação que atendem às novas demandas locais, com a instalação do empreendimento de mineração de bauxita da Alcoa, e às vocações da comunidade. Em parceria com a Alcoa, o Senai já qualificou mais de três mil profissionais numa variedade de cerca de 70 tipos de cursos. Junto com o Governo Federal, por sua vez, o Senai desenvolve o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, que somente para este ano planeja abrir 12 novas turmas em Juruti, beneficiando mais 180 trabalhadores.

O Pronatec desenvolve um conjunto de ações que visam à expansão e à democratização da oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada de trabalhadores. Por meio do Senai, uma das instituições autorizadas a realizar os cursos do programa no país, o Pronatec tem ampliado as oportunidades para paraenses quem desejam iniciar a carreira no setor industrial, que tem se fortalecido cada vez mais no Estado.

Em 2012, o Senai Pará matriculou pelo Pronatec 4.861 alunos, sendo 4.372 em cursos de qualificação e 489 em cursos de habilitação técnica. Para 2013, os números são ainda mais otimistas, com a oferta de mais de 10.600 vagas em todo o estado. Aberta a parcerias com qualquer instituição que busque oferecer oportunidades de qualificação profissional no setor industrial, o Senai comemora seus 60 anos de história no Pará com exemplos de sucesso como é o caso de Juruti.


O Senai chegou a Juruti com o barco-escola Samaúma – embarcação que conta com laboratórios e salas de aula para realizar cursos em localidades que ainda não contam com uma unidade estabelecida. Hoje, o Senai Juruti é uma realidade. Para enriquecer o aprendizado e investir na capacitação de mão de obra local, a Alcoa equipou a escola da instituição no município, que oferece hoje uma estrutura com tecnologia de ponta e laboratórios com simuladores de última geração que dinamizam o tempo de treinamento dos alunos e ainda reduzem os riscos de acidentes. Essa estrutura permite que os moradores de Juruti e municípios vizinhos tenham acesso à qualificação profissional, inclusive sendo beneficiados por ações sociais como o Pronatec, sem precisar sair da região, o que era impossível há alguns anos.

“Juruti está passando por uma evolução da educação profissional. Com base na inovação, buscamos oferecer um aprendizado atual, moderno e dinâmico para formar profissionais capazes de atender com excelência às demandas do mercado de trabalho. A Alcoa está nos ajudando a cumprir com esse objetivo e tem sido uma parceira fundamental no desenvolvimento de nossas atividades no município”, comenta Dário Lemos, diretor de gestão do Senai Pará.

“O sucesso deste trabalho em conjunto com o Senai é de grande valor para nós, pois está alinhado com os compromissos assumidos pela Alcoa logo que chegamos à Juruti. Incrementar a qualificação da mão de obra local beneficia não só as empresas do setor, que passam a contar com profissionais mais qualificados, mas principalmente a população, que ganha mais oportunidade de crescimento e geração de renda”, destaca Claudio Vilaça, gerente-geral da Alcoa Juruti.

Foi em busca dessa chance de crescer em um mercado em pleno desenvolvimento que impulsionou o jovem jurutiense Gabriel Carvalho, a participação do processo seletivo do Senai. Ele vai concluir em breve o curso de Eletricista Instalador de Baixa Tensão. “Sei que o mercado está cada vez mais competitivo. Por isso, resolvi fazer o curso e estou saindo muito satisfeito. Tive a chance de aprender não só na teoria, mas também na prática, o que tenho certeza que vai fazer toda a diferença na hora de concorrer a uma vaga de emprego no futuro”, avalia.

Serviço:

Inscrições para o Pronatec - As inscrições para os cursos do Pronatec são abertas de acordo com o início da programação de cada cidade. Podem participar do programa estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino; trabalhadores que estejam recebendo o Seguro Desemprego; beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda; participantes do Soldado Cidadão (Exército, Marinha e Aeronáutica); além de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

No Pará, os interessados podem obter mais informações sobre os cursos disponíveis nas secretarias dos 15 Centros de Educação Profissional do Senai instaladas em 13 municípios paraenses ou ainda no Departamento Regional do Senai Pará, pelos telefones (91) 4009-4769 ou 4009-4793.

Comentários

Empilhashop disse…
Parabéns pelo blog, ótimo trabalho e muito bem estruturado. Att www.Empilhashop.com.br (empilhadeiras usadas)