Von recebe reivindicações de entidades

Representantes do Fórum das Entidades Representativas da Sociedade Civil Organizada do Oeste do Pará – composto por entidades empresariais, sindicatos e movimentos sociais (ACES, APRUSAN, ASSIMAS, CACEOP, CDL, CONSEP, CRECI, FACIAPA, FAMCOS, OAB, OMIPEM, Regional FAEPA, STTR, SINDILOJAS, SIRSAN, UNECOS E Z-20) – apresentaram ao prefeito Alexandre Von, ontem, segunda-feira, 03, um documento contendo as principais reivindicações, a partir de necessidades comuns e projetos diretamente ligados ao Executivo e também, ao governo do estado e ao governo federal.  Governo e o Fórum serão parceiros na resolução dos principais entraves ao desenvolvimento do município, com medidas que garantam resolver grandes gargalos como, por exemplo: a regularização fundiária, revitalização do centro comercial e a execução de obras aplicadas à infraestrutura e ao saneamento básico.

Entre os pontos apresentados pelas entidades destacam-se: investimentos na infraestrutura urbana, principalmente saneamento básico, a imediata execução do projeto Interpraias, criação do Distrito Industrial de Santarém, criação da Unidade de Abastecimento, discussão e cumprimento do Código de Postura do município, ações voltadas ao turismo e a criação do shopping popular.

As entidades apresentaram, também, demandas concernentes ao governo do estado como: melhoria na conexão de internet, a conclusão da PA 370 (até o município de Uruará), PA 257 (Translago), a construção da PA de Integração da Calha Norte e um porto para cargas e passageiros. Governo e entidades discutiram, também, a implantação de um Centro de Inovação Tecnológica para fomentar a produção de matérias-primas e impulsionar setores como o artesanato.

O prefeito Alexandre Von elogiou a iniciativa de unir  diferentes setores da sociedade e agir como interlocutor das demandas da população. Von salientou o papel do governo e afirmou estar convicto dos desafios. Na ocasião, o gestor santareno apresentou aos representantes do Fórum, os projetos do município e os principais eixos de atuação: mobilidade urbana, infraestrutura, saneamento básico, desenvolvimento local e regional , meio ambiente e turismo, além de investimentos centralizados na recuperação da infraestrutura urbana e rural, saúde – com a construção do Hospital Materno Infantil e reabertura da Unidade de Pronto Atendimento da Avenida Curuá-Una – e investimentos da ordem de mais de R$ 30 milhões de reais em saneamento básico, com o lançamento do PAC II, e mais R$ 100 milhões para o abastecimento de água.

Alexandre Von convidou os representantes do Fórum a estarem juntos durante as próximas reuniões. Na ocasião, a diretora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Rosemary Fonseca, foi indicada como interlocutora do município junto às entidades.

CCOM/PREFEITURA DE SANTARÉM

Comentários