.

.
.

.

.

.

.

Grupo Amazon Sat vai transmitir o Festival das Tribos de Juruti



Da Agência Pará:
 
Em parceria firmada com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), a emissora Amazon Sat fará a cobertura jornalística, com reportagens para telejornais, matérias para programas próprios e flashes ao vivo, do 20º Festival das Tribos de Juruti, que ocorre de quinta-feira (25) a sábado (27), no município localizado no oeste do Pará.

O evento atrai milhares de turistas de todos os lugares do Brasil desde o primeiro festival de grupos folclóricos, em 1986, gerando renda para a população. O espetáculo de luz, cores, criatividade, alegorias e músicas marca a disputa histórica das tribos Munduruku e Muirapinima, que se apresentam no Tribódromo.

O evento, que desde 2008 é oficialmente considerado Patrimônio Cultural do Pará, tem patrocínio da Prefeitura de Juruti, em uma parceria público-privada, e apoio de divulgação e promoção do Governo do Pará, por meio da Paratur. A parceria com a Amazon Sat garante a transmissão de flashes do evento, ao vivo, para os Estados de Rondônia, Amazonas, Acre, Amapá e Roraima. A emissora também vai fornecer informações para todo o Brasil pela internet, dando maior visibilidade ao produto turístico do Estado.

A parceria firmada entre a Paratur e o grupo de comunicação visa render frutos em divulgação e promoção dos atrativos, produtos e destinos turísticos do Estado. O acordo com a Amazon Sat (Canal Amazon Sat, Portal Amazônia, TV Amazonas – afiliada TV Globo, G1 Amazonas e Rádio Amazonas FM) tem a distribuição nacional do sinal feito por meio de assinatura digital ou a cabo.


O Amazon Sat tem cerca de 130 mil assinantes, o que equivale a um público estimado em mais 800 mil telespectadores, levando-se em consideração que cada ponto de assinatura envolve uma média de quatro telespectadores. Os programas podem ser vistos também pelo site http://www.amazonsat.com.br/ ou no canal da emissora no You Tube, pelo link http://www.youtube.com/user/canalamazonsat.

Tradição – O Festival das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal), que ocorre no último fim de semana do mês de julho ou início de agosto, começou em 1986 com bois-bumbás, cordões de pássaros, quadrilhas e carimbó. Atualmente, ganhou proporções maiores, com apresentações no Tribódromo, arena onde as tribos Muirapinima (simbolizada pelas cores vermelho e azul) e Mundurku (simbolizada pelas cores vermelho e amarelo) se enfrentam para a conquista do título. A cultura indígena é retratada em forma de música, artes cênicas, fotografias, alegorias e dança.

A viagem para Juruti é feita por avião até o município de Santarém e, posteriormente, de barco, lancha ou navio. Quem visita a cidade pela primeira vez deve conhecer suas praias e igarapés. São eles: o Igarapé da Ponte, a dez minutos da cidade de carro ou moto; Lago do Jará, um dos balneários mais populares da cidade; e a Praia do Formigão, localizada no lago do Juruti Velho, distante do centro da cidade cerca de cinco horas de barco.
Texto:
Israel Pegado-Paratur
Fone: (91) 3110-8708 / (91) 8164-8917
Email: israelpegado@yahoo.com.br

Comentários