Alcoa celebra resultado do Programa Semanas Verdes em Juruti



Em dois meses, mais de 15 mil funcionários voluntários da Alcoa participaram das atividades do Programa Semanas Verdes em todo o mundo, atuando em mobilizações em prol do meio ambiente, alinhadas a diretrizes prioritárias da Companhia como reduzir, reciclar e revitalizar. O saldo desse trabalho foi a realização de 100 oficinas sobre reciclagem, ações conservação da água e eficiência energética; em mais de 20 mil quilos de eletrônicos reciclados; apoio para limpeza de 50 parques, margem de rios e áreas de recreação, além de 75 mil árvores plantadas.

A iniciativa Semanas Verdes é um programa da Alcoa Foundation em parceria, no Brasil, com o Instituto Alcoa e tem o objetivo de incentivar o engajamento dos funcionários da empresa no desenvolvimento de ações ambientais. No período entre 21 de abril a 21 de junho, cada unidade da companhia desenvolveu ações como caminhadas ecológicas, distribuição de mudas para plantio, palestras de conscientização, além de Actions.

Em Juruti, oeste do Pará, a iniciativa mobilizou voluntários para ações em duas comunidades e fez a doação de mais de 1.200 mudas, além de promover o plantio de 125 mudas para marcar as comemorações pelos 125 anos de atuação da Alcoa no mundo. "Tivemos 14 horas de trabalho voluntário dedicado às comunidades de Juruti onde mais da metade dos nossos funcionários trabalhou em prol da mudança, ou seja, com foco em reduzir, revitalizar e reciclar", comenta Anne Dias, analista de relações comunitárias da Alcoa. Ela destaca o papel dos voluntários para o bom resultado do Semanas Verdes: "A mudança começa pela atitude e a atitude deles (voluntários) de estar disponíveis durante um sábado, por uma manhã inteira, para as pessoas da comunidade, é muito válida", ressalta.


O engajamento dos voluntários gera uma transformação positiva nas localidades e desperta a atenção entre os comunitários. “É impressionante ver tantas pessoas unindo forças para beneficiar uma comunidade”, disse Jeferson da Silva, morador do Santo Hilário, comunidade localizada a 23 quilômetros do centro de Juruti e habitada por 36 famílias, que recebeu pela primeira vez o Action da Alcoa. Além de receber a doação de três mil dólares, Santo Hilário teve o barracão comunitário revitalizado e as crianças participaram de oficina de pintura e atividades lúdicas para conscientização sobre a importância da reciclagem do lixo.

Outra ação do Semanas Verdes aconteceu na Escola Mário Francisco Ribeiro, na comunidade Urucurana, onde o Action reuniu 270 estudantes, além de familiares e funcionários da escola. A programação teve dinâmicas para alunos e pais, gincana educativa, teatro de fantoches com dicas de higiene bucal, oficina de artesanato e plantio de mudas. "Isso, para nós aqui na escola, é algo novo que nos dá uma grande motivação para trabalhar com a educação ambiental, que é um dos nossos pilares", comenta José Mário Ribeiro, diretor da escola.
Fonte: Ascom/Temple

Comentários