Estação Cidadania já soma mais de 64 mil atendimentos em Santarém


Da Agência Pará: 

Em apenas 20 minutos, o jovem João de Sousa Guimarães, 17 anos, iniciou o processo e recebeu suas carteiras de Identidade e de Trabalho. Ele foi mais um usuário dos serviços oferecidos pela Estação Cidadania em Santarém, no Baixo Amazonas. O rapaz, que viajou seis horas de barco, vindo da comunidade do Pataxo, para procurar os serviços elogiou a celeridade e disse que agora se sente um cidadão. Ele e outros 64.417 paraenses já foram atendidos pela unidade da Estação Cidadania em Santarém desde janeiro deste ano.

"Gostei do atendimento. Foi rápido e vai dar pra pegar o barco de volta ainda hoje. Eu pensei que só daria tempo de tirar a identidade, mas acabei conseguindo tirar os dois documentos. Ou seja, também vou economizar, pois não terei de gastar com outra viagem", comemorou João Guimarães, acrescentando que, apesar da distância, outras pessoas de sua família também já foram atendidas pela Estação Cidadania.

Perto de completar um ano de atividades no município, a Estação Cidadania de Santarém oferece os serviços de documentação por meio de unidades credenciadas de diversos órgãos: Cosanpa, Defensoria Pública, Cartório, Sistema Nacional de Emprego (Sine), Setor de Identificação da Polícia Civil, Procon, Correios, Banpará, Companhia da Habitação do Estado (Cohab), Instituto de Assistência ao Servidor Público (Iasep), Detran, CredCidadão, Secretaria da Fazenda do Estado e Ministério do Trabalho e Emprego.


"A Estação Cidadania é um serviço do governo estadual gerenciado pela Secretaria de Administração e que reúne órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, além de empresas privadas. Com isso, o nosso objetivo é simplificar e agilizar a vida do cidadão que nos procura", explica Katiane Sá, coordenadora da unidade, que completa um ano de funcionamento no próximo dia 17. Primeira unidade implantada no interior do estado, a Estação Cidadania atende Santarém, onde estão 290 mil habitantes, além de outras cidades do oeste paraense.
Alguns serviços lideram a demanda, como a emissão de carteiras de identidade e registros de nascimento. O Ministério do Trabalho emite em média 90 Carteiras de Trabalho, e o cartório perto de trinta registros de nascimento por dia. A unidade da Cosanpa registra diariamente mais de 250 atendimentos na unidade.
Serviço: A Estação Cidadania fica na avenida Rui Barbosa, próximo à Praça dos Três Poderes. O atendimento ao público acontece de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas.


Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

Comentários