A Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), por meio da Rede
de Desenvolvimento de Fornecedores do Estado do Pará (Redes), promoveu este mês
um Encontro de Negócios Focado com fornecedores da região oeste do Estado.
Promovido em parceria com a Alcoa, o evento aconteceu na sede da Associação
Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e contou com a participação de cerca
de 20 empresas fornecedoras. O treinamento é uma ação estratégica da Redes e
visa a aproximação de empresas fornecedoras locais com as áreas de compras das
grandes indústrias compradoras no Pará. O foco é estimular o estreitamento de
contatos e a consolidação de novos negócios no Estado.
A Alcoa é uma das empresas que investe na valorização e no
fortalecimento dos fornecedores locais. Em 2013, a companhia já movimentou um
total de R$100 milhões de reais na região oeste paraense. Este montante
representa 95% do total de investimentos realizados somente no Estado, que foi
de R$106 milhões. Isso demonstra o fortalecimento da relação da companhia com
os fornecedores regionais e o cumprimento do compromisso assumido desde a
implantação do empreendimento em Juruti.
Durante o encontro em Santarém, a Alcoa apresentou os
critérios de como uma empresa pode se tornar fornecedora e quais suas atuais
demandas de materiais para compra. As empresas presentes no evento conheceram
estas necessidades e fizeram um pré-cadastro para se tornarem fornecedoras de
materiais específicos de diversos segmentos, como montagem eletromecânica,
manutenção e construção civil, rolamentos, produtos elétricos, entre outros.
Para Marco Noronha, gerente de Aquisição e Logística da
Alcoa Juruti, o encontro foi bastante produtivo e contribuiu para o debate
sobre desafios enfrentados hoje na região, como a oferta limitada de
fornecedores locais de alguns materiais mais complexos. “Existem empresas
fornecedoras que se cadastram, mas que não trabalham com o material que é de
necessidade da companhia”, informou. “Estamos otimistas e queremos firmar mais
parcerias na região, mas é preciso também que as empresas fornecedoras
diversifiquem mais as suas atividades”.
Exigência e qualidade – Desde o início das operações em
2009, a Alcoa Juruti valoriza, qualifica e contrata parceiros comerciais com
base em critérios de sustentabilidade estabelecidos pelo Programa Compras
Sustentáveis, da própria companhia.
Todas as empresas interessadas em fazer parte da cadeia de
fornecimento devem responder a um questionário básico, que avalia quesitos
trabalhistas, sociais, ambientais e de governança. As respostas e evidências
documentais são avaliadas por um auditor interno ou externo, podendo ser
realizadas visitas eventuais para obter mais informações sobre as práticas dos
parceiros. (Ascom Alcoa)
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