Alcoa promove campanha de trânsito em Juruti



A unidade da Alcoa em Juruti (PA) promove esta semana o “Movimento Trânsito Mais Seguro – Efeito, responsabilidade e escolhas ao dirigir a sua moto”. Com o objetivo de sensibilizar os condutores e passageiros sobre a segurança no trânsito, a campanha visa reforçar, principalmente, a importância do uso do capacete.

Em parceria com o SENAI, Detran, Terra Meio Ambiente e 12º Destacamento de Polícia Militar (DPM) de Juruti, a iniciativa inclui palestras sobre segurança no trânsito, que serão ministradas em escolas locais, além de blitz educativa em pontos estratégicos da cidade. A ação orientará a população sobre os cuidados básicos para garantir o respeito no trânsito e a prevenção de acidentes. Durante a programação haverá a entrega de panfletos com orientações aos condutores e caronas de motocicletas e carros.

“A prevenção de acidentes no trânsito depende da responsabilidade e da consciência de cada cidadão, seja pedestre, condutor ou carona”, alerta Jorgeane Almeida, que atua na área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Alcoa Juruti e é uma das coordenadoras das atividades. “O foco inicial é a sensibilização de condutores e passageiros de motos sobre medidas preventivas, mas a campanha também vai fazer ações que envolvem os motoristas de automóveis”, explicou.


O uso de capacete é obrigatório aos condutores e passageiros de motocicletas para circular em vias públicas, de acordo com a Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran. Apesar disso, muitos ainda se esquecem de utilizar este importante equipamento.

“É preocupante observarmos na cidade condutores e passageiros sem os equipamentos básicos de segurança e até levando mais de um passageiro na garupa. Por isso, estamos engajados nesse trabalho de conscientização a fim de evitar acidentes”, afirma Otávio Santana, coordenador técnico pedagógico do SENAI Juruti. Para fortalecer a causa, o SENAI lançou recentemente o projeto Trânsito Solidário, que pretende dar continuidade ao diálogo junto à comunidade.

O “Movimento Trânsito Mais Seguro” ocorrerá em Juruti até o dia 30 de setembro, em apoio à Campanha Nacional de Trânsito 2013 do Governo Federal, que fará ações educativas em todo o país até o dia 25 de setembro. (Ascom Alcoa)

Comentários