Município fará o monitoramento das obras de melhoria e ampliação do sistema de abastecimento de água da área urbana



A execução do contrato para obras de melhoria e ampliação do sistema de abastecimento de água da área urbana de Santarém, assinado na última terça-feira (07/01) na sede da COSANPA no valor de R$ 93.700.877,93, será monitorada passo a passo pela Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Saneamento Básico (CSAN). Ao final das obras, executadas em dois anos (biênio 2014/2015), a cobertura das unidades residenciais na área urbana será ampliada de 57% para 95%, saltando de 122.155 para 204.500 habitantes diretamente beneficiados. Um acréscimo total de 67%.

De acordo com o prefeito Alexandre Von, o Município tem a competência dos serviços de água e esgoto. “Isso é um direito assegurado na Constituição Federal. O Município realizou a concessão dos serviços para a COSANPA. No ano de 2011, a Câmara autorizou a renovação da concessão por mais 20 anos. O papel do Município daqui para frente é fazer a fiscalização, o monitoramento passo a passo, para que nós tenhamos a garantia de que o cronograma será obedecido e o contrato seja executado na íntegra, para que, ao final, a população seja beneficiada”, ponderou Alexandre Von

A rede de distribuição também dará um salto significativo. Passará de 361 para 677 km de extensão. Serão mais de 20 mil novas ligações de água, passando de 32.146 para 55.356.

“Nós vamos eliminar problemas sérios como bairros inteiros, que são atendidos precariamente por microssistemas, os quais não foram dimensionados para população que há hoje nesses locais. Eu confio e acredito que em dois anos nós vamos mudar a qualidade do sistema público do abastecimento de água na área urbana de Santarém”, reitera o prefeito Alexandre Von.

CCOM/PMS

Comentários