Defesa Civil do Pará anuncia estado de alerta em Altamira

Da Agência Pará:

A Defesa Civil do Pará anunciou nesta quinta-feira (20) que o município de Altamira, no sudoeste paraense, continua em estado de alerta, devido às fortes chuvas que vêm atingindo a região. Na noite da última terça-feira (18), um temporal de quase oito horas provocou diversos alagamentos na cidade e deixou 13 famílias desalojadas. O estado de alerta foi anunciado após reunião entre a prefeitura, órgãos municipais de segurança e Defesa Civil do Pará, que seguem com uma força-tarefa nos pontos de alagamento da cidade.

“Apesar dos riscos de enchente com a previsão de mais chuvas para o município nos próximos dias, a Defesa Civil tem seguido com um intenso trabalho de fiscalização e prevenção nessas áreas. Após o remanejamento de todas as famílias desabrigadas para um hotel financiado pela prefeitura, a gente segue atuando com um mapeamento das áreas de maiores riscos para que se evite qualquer tipo de tragédia”, diz o coordenador adjunto da Defesa Civil do Pará, coronel José Almeida.

Segundo o oficial, até o momento já foram detectados nove bairros em situações em risco. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, o nível do Rio Xingu já atingiu 6,46 metros, ultrapassando a cota de alerta dos órgãos de segurança, que define o limite máximo de seis metros. Os trabalhos de prevenção a enchentes em Altamira fazem parte do Plano Estadual de Contingência a Enchentes e Desastres Hidrológicos da Defesa Civil do Pará. As ações de prevenção seguem de forma intensa durante todo o dia.

Comentários