Cosanpa moderniza sistema e garante regularidade de abastecimento em Santarém

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) finalizou na tarde desta última
terça-feira (8), em Santarém, no oeste do Estado, mais uma etapa das obras de modernização do sistema de distribuição de água aos bairros centrais da cidade. A conclusão da etapa garante regularidade de abastecimento para mais de quatro mil residências dos bairros Aldeia, Laguinho, Aparecida, Santa Clara, Prainha e Centro Comercial. Um novo poço com 250 metros de profundidade e com vazão de 350 metros cúbicos de água por hora foi posto em funcionamento.

Para a execução do serviço, os técnicos da Cosanpa precisaram interromper o abastecimento desses bairros das 10 às 18 horas. A interligação da rede ocorreu na Avenida Presidente Vargas, em frente à escola estadual Madre Imaculada. O novo poço está localizado a 100 metros, na Avenida Mendonça Furtado.

“Hoje cumprimos mais uma etapa do nosso planejamento. Interligamos a adutora principal do curso da Mendonça Furtado à redistribuição da Presidente Vargas. Esse sistema é novo, sendo implantado em substituição ao sistema antigo, que ainda era do tempo do Saneamento de Água e Esgoto. Nem existia a Cosanpa. Com essa nova etapa concluída, cerca de quatro mil domicílios vão ter água com regularidade. O sistema antigo deixava a desejar e, às vezes, o abastecimento era interrompido. Agora não mais", explicou o gestor da Cosanpa em Santarém, Dayvd Matos.

As escavações feitas para o serviço foram todas recuperadas. "Não deixamos danos no asfalto, pois essa parte fizemos antes. Agora vamos repor a terra da escavação e reconstruir o calçamento da escola", finalizou Matos. A maior parte do sistema de distribuição de água do município de Santarém – que tem mais de 300 mil habitantes –tem mais de 40 anos. As obras de modernização da Cosanpa vão garantir a regularidade do abastecimento. No local onde o poço foi construído está sendo construída uma subestação de abastecimento com a estrutura necessária.

Alailson Muniz

Secretaria de Estado de Comunicação
Agência Pará

Comentários