Barbosa se aposenta por problema de saúde

Barbosa vai deixar STF.


O anúncio da aposentadoria do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pegou de surpresa o ministro Marco Aurélio Mello. Segundo ele, a motivação de Barbosa deve estar ligada ao seu problema de saúde. Barbosa faz há cerca de sete anos tratamento contra dores na coluna. "Não concebo que se vire às costas para uma cadeira no STF, que é a realização máxima na magistratura brasileira. Depois de ocupar esse cargo não há outras ambições", comentou o ministro, nesta quinta-feira.

Marco Aurélio destacou outro motivo poderia ser o fato de o presidente do STF ter perdido "o entusiasmo de julgar". O ministro desconsiderou totalmente a possibilidade de Barbosa disputar algum cargo eletivo neste ano, uma vez que Barbosa já deveria ter se descompatibilizado em abril, segundo a legislação eleitoral. "Agora vamos aguardar o anúncio oficial de quando ele deixará o cargo", disse o ministro, recordando que Barbosa teria a aposentadoria compulsória em novembro deste ano, quando completaria 70 anos.

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, anunciou nesta quinta-feira que vai se aposentar no mês que vem, deixando o comando da Corte. A informação foi dada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), após uma reunião na manhã de hoje. Barbosa saiu do encontro sem falar com a imprensa e não revelou os motivos de sua decisão. (Portal Terra)

Comentários