Instalado o primeiro Conselho Tutelar fora da área urbana de Santarém



Nesta sexta-feira (02) foi instalado oficialmente o Conselho Tutelar III, sediado na Vila de Alter do Chão. O novo Conselho, o primeiro fora da área urbana de Santarém, atenderá as comunidades da região do Eixo-Forte, e, também, as das regiões do Tapajós e Arapiuns.

A titular da SEMTRAS, Zuila Wanghon, explicou que o Conselho Tutelar foi uma necessidade prioritária reiterada pelos moradores. A secretária ressalta que o trabalho da Unidade será divulgado, principalmente nas comunidades ribeirinhas, através do serviço de Busca Ativa.


O prefeito Alexandre Von lembrou que quando assumiu a gestão, apenas um Conselho Tutelar atendia ao quase 300 mil habitantes do Município. Em 16 meses à frente do Executivo este é o segundo Conselho instalado: o Conselho II, instalado no primeiro trimestre do ano passado e o Conselho III, criado em dezembro de 2013. O gestor observou a necessidade de um Conselho Tutelar para atender Alter do Chão e comunidades adjacentes.

“Aqui nós temos fortes indicadores de abusos contra os direitos de crianças e jovens, relacionados, sobretudo, ao uso de álcool e drogas, sem contar a prostituição infantil. A decisão de instalar um Conselho Tutelar, tendo como base Alter do Chão, não foi uma decisão unilateral da Prefeitura, mas um entendimento entre o Ministério Público Estadual, a Promotoria e o Juizado da Criança e do Adolescente, o COMDCA e a comunidade. O trabalho dos conselheiros será acompanhado pela população e por  todos os agentes envolvidos, para que juntos possamos construir uma sociedade que garanta e respeite os direitos de nossas crianças e jovens”, ressaltou o prefeito, que salientou a necessidade de integração do Conselho com outros equipamentos de proteção social à família presentes na Vila, como o CRAS e a Unidade Integrada Pro Paz.

A SEMTRAS será responsável pelos encargos necessários ao pleno funcionamento do Conselho Tutelar, garantindo sua estrutura administrativa, inclusive com com recursos humanos, materiais e financeiros. O COMDCA é responsável em acompanhar diretamente o trabalho desenvolvido pelos conselheiros.

Após a instalação do Conselho número III, a Prefeitura já trabalha para criar, ainda este ano, o Conselho Tutelar IV para atender a região do Lago Grande. Participaram da solenidade, a vice-prefeita Maria José Maia, a secretária de Turismo, Irene Belo, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), Maria Aparecida Nogueira, o promotor de Justiça, Mauro Marques, o deputado estadual Nélio Aguiar, o vereador Marcílio Cabral (representando a Câmara Municipal), o administrador distrital de Alter do Chão, Mauro Vasconcelos, o presidente do Conselho Comunitário, Cleuton Sardinha, além de crianças e jovens de escolas da Vila.

Conselheiros que atuarão na Unidade:

Adriana Trindade do Nascimento
José Quaresma
Fabrício Castro
Keila Gontijo
Maria Jesuíta

CCOM/PMS

Comentários