Câmara Municipal completou 185 anos


A Câmara Municipal de Santarém completou neste último domingo (1º) 185 anos de existência. A data foi lembrada na Sessão Ordinária de hoje, 2, pelo vereador Emir Aguiar (PR).


"Vamos fazer o registro de mais um aniversário desse Poder Legislativo que tanto já lutou e trabalha por Santarém", disse Aguiar.

A vila de Santarém desde sua instituição em 14 de março de 1758 já possuía sua Câmara Municipal composta por juízes ordinários e três vereadores. A denominação era de "Senado da Câmara". Em 1828, por meio de uma Lei Imperial, Santarém passou a ter seu legislativo municipal.

A primeira composição da Câmara Municipal de Santarém foi assim: Padre Raimundo José Auzier, presidente, João de Deus Leão, secretário, e membros Belchior Rodrigues Melo, Pedro José Bastos, José de Sousa e Silva Seixas.

O primeiro mandato desse legislativo durou de 1829 a 1832. As informações são do departamento legislativo da Câmara. Em 1848, Santarém foi elevada à categoria de cidade e naquele momento o presidente da Câmara era Joaquim Rodrigues dos Santos.

"A história de Santarém tem passado por sua Câmara Municipal. É uma data importante para a cidade, pois sua representação é o espelho da vontade popular", disse o atual presidente da Câmara, vereador Henderson Pinto.

Ascom/Câmara Municipal

Comentários