Instituto Alcoa lança Missões ECOA em Juruti


O Instituto Alcoa lançou em cinco escolas municipais de Juruti as Missões ECOA, atividades realizadas no contraturno escolar na forma de um jogo colaborativo cujo objetivo é promover transformações positivas nos relacionamentos entre as crianças e nas relações delas com o meio ambiente.A ação faz parte da segunda edição do Programa ECOA (Educação Comunitária Ambiental), que leva educação ambiental a professores, estudantes e membros das comunidades onde a Alcoa atua no Brasil.

As cinco escolas municipais beneficiadas pelo programa em Juruti são Professora Zelinda de Souza Guimarães, Professora Maria da Silva Pereira, Vereador Raimundo de Sousa Coelho, Professora Maria Lucia Pinheiro e Professora Maria da Saúde Pinheiro Cunha.  As Missões ECOA irão beneficiar 100 alunos de 9 a 12 anos dessas instituições e o resultado das ações será publicado no formato de um livro escrito pelas próprias crianças que vivenciarem essa experiência.

"As Missões ECOA estimulam o protagonismo infantil e revelam as habilidades que cada aluno possui para alcançar as transformações desejadas em suas comunidades. Uma discussão que se inicia nas escolas, com a ação de professores e alunos que fazem parte do Programa ECOA, mas se difunde para os familiares, levando discussões importantes e conhecimentos a toda comunidade", afirma Camila Meirelles, vice-presidente do Instituto Alcoa.


Cada escola participante do Programa ECOA também recebeu  o Baú das Artes, um kit pedagógico sobre sustentabilidade composto por uma ludoteca com jogos tradicionais, cenografia, figurino, instrumentos musicais, livros paradidáticos e um tabuleiro gigante que estimula os alunos a pensarem sobre as questões do uso da água.

O Programa ECOA

O Programa ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa em parceria com o poder público e deve beneficiar diretamente mais de cinco mil alunos de 30 escolas, em seis Estados (Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina), estimulando a articulação com instituições governamentais, terceiro setor e comunidade para o fortalecimento de debates e ações. Na primeira edição do programa, ocorrida de 2011 a 2012, mais de 24 mil pessoas foram mobilizadas, cerca de 160 parcerias com instituições locais foram firmadas e mais de 300 agentes ambientais certificados.

Nesta segunda edição, o programa ECOA atua em duas áreas: formação de professores e atividades com os alunos no contraturno escolar.  Fora da sala de aula, os alunos terão a possibilidade de participar de diversas ações, como criação de viveiros de mudas nativas e hortas orgânicas, recuperação de mata ciliar, mutirão de limpeza de bairro e produção de papel reciclado. Além disso, os funcionários da unidade da Alcoa em Juruti participam de ações de voluntariado nas escolas e na comunidade para estimular atividades como coleta de óleo usado, plantio de árvores, limpeza de áreas.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio de Programas de Voluntariado, Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, Programa de Apoio a Projetos e Iniciativa Globais. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança. Desde 1995, o Instituto Alcoa e  a Alcoa Foundation investiram cerca de R$ 100 milhões em mais de 2.000 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,4 milhão de horas de trabalho voluntário.

Sobre a Alcoa

A Alcoa opera no Brasil em toda a cadeia de produção do alumínio, da mineração de bauxita até produtos transformados e de alto valor agregado. A Alcoa emprega cerca de 5,7 mil pessoas e possui seis unidades produtivas, centro de distribuição e escritórios nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Em 2013, a empresa foi considerada uma das empresas-modelo em seu setor e na categoria Relacionamento com Fornecedores pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2014, foi reconhecida pela 13ª. vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

CDI Comunicação Corporativa

Everton Vasconcelos (11) 3817-7947 | everton@cdicom.com.br

Comentários