.

.
.

Paulo Rocha, do PT, é eleito senador no estado do Pará

Do G1/PA:

Paulo Rocha, do PT, foi eleito senador do estado do Pará com 45,52% dos votos válidos nas eleições deste domingo (5). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), os votos computados para o candidato somaram 1.399.976. Procurada pelo G1, a assessoria do senador disse que ele não iria falar com a imprensa, e que iria se posicionar sobre a vitória em nota oficial.

O político chegou a ter a candidatura indeferida, mas recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que liberou o registro no último dia 2 de outubro. No final de julho, o TRE-PA havia barrado o registro da candidatura de Paulo Rocha com base na Lei da Ficha Limpa, por ele ter renunciado ao cargo de deputado para evitar a cassação quando o escândalo do mensalão veio à tona, em 2005.


No entanto, Rocha se elegeu novamente deputado em 2006 e nova representação no Conselho de Ética da Câmara foi apresentada contra ele. Dessa vez, o ex-parlamentar enfrentou o processo e acabou absolvido.

Campanha

Durante a campanha, o candidato ressaltou sua produtividade como deputado, onde levantou questões como o combate ao trabalho escravo, preservação de prédios históricos e o pagamento de seguro defeso para pescadores impossibilitados de trabalhar durante o período em que é proibida a pesca no Pará. Rocha fez campanha ao lado de Lula e Dilma,e prometeu a criação de uma secretaria unificada para tratar dos temas da amazônia, além da redução do ICMS da tarifa de eletricidade no estado. Paulo Rocha liderou todas as pesquisas de intenção de voto durante a campanha eleitoral.

Confira a votação dos candidatos

Paulo Rocha (PT): 46,23%
Jefferson Lima (PP): 22,97%
Mario Couto (PSDB):18,46%
Helenilson Pontes (PSD): 9,29%
Enfermeira Marcela Tolentino (SD): 2,79%
Pedrinho Maia (PSOL): 0,85%
Professor Simão (PSTU): 0,42%
Angela Azevedo (PSTU): 0,00%
Votos apurados: 99%

Comentários

.

.