Instituto Alcoa renova parceria com Secretarias de Educação para realização do Programa ECOA



O objetivo é potencializar os resultados obtidos em 2014 e estimular as escolas a executarem novos projetos ao longo de 2015

Após fechar 2014 com excelentes resultados, o Instituto Alcoa se mobiliza para renovar suas parcerias com entidades do poder público para realização do Programa ECOA 2015. Desde o início de março, as equipes de Relações Comunitárias da Alcoa têm se reunido com as Secretarias de Educação de Poços de Caldas (MG), Tubarão (SC), Itapissuma/Igarassu (PE), Juruti (PA), Santo André (SP) e São Luís (MA), para alinhar os objetivos do Programa ECOA em 2015. A meta é fortalecer a cultura de sustentabilidade escolar nessas localidades, por meio da realização de atividades com alunos e professores que incentivem a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, e estimulem formas alternativas de educação socioambiental.

O programa mantém o mesmo formato de 2014, com formação de professores, acompanhamento pedagógico nas escolas, realização das Missões ECOA, voluntariado com funcionários Alcoa e distribuição de materiais. A novidade fica por conta da doação de livros e do laboratório Nau dos Mestres, que visa a estimular o desenvolvimento dos alunos em atividades relacionadas à ciências em geral. A carga horária de formação dos professores foi estendida, de 16 para 32 horas, e ao todo, serão 31 escolas beneficiadas.

Para a presidente do Instituto Alcoa, Vânia Akabane, o ano de 2015 servirá para reforçar a metodologia do Programa, que tem como pilar a aprendizagem baseada em projetos, e consolidar todo o trabalho realizado em 2014. “Iniciamos um projeto que proporcionou muitos frutos e estamos utilizando esses resultados positivos para estimular as escolas a executarem projetos novos e fortalecerem a parceria com as comunidades”, disse.

No ano passado, o Programa ECOA beneficiou mais de nove mil alunos nas 30 escolas contempladas. Cerca de 300 professores participaram dos cursos de formação e houve a distribuição de materiais didáticos, com 180 kits da formação, 30 Baús das Artes e 30 Jogos do Tabuleiro das Águas. Também foram doados 4.500 livros “Heróis e uma vida Saudável”, 450 Diários de Bordo e 6 mil jogos educativos para filhos de funcionários Alcoa. As missões ECOA, que são atividades realizadas no contraturno escolar que promovem transformações positivas no relacionamento entre alunos e professores, envolveram 400 alunos da Rede Pública de Ensino.

Programa ECOA em Juruti
Além das Escolas contempladas no ano passado – Escola Municipal Maria da Saúde Pinheiro Cunha, Escola Municipal Zelinda de Sousa Guimarães, Escola Municipal Raimundo de Sousa Coelho e Escola Municipal Maria Lucia Nascimento, novas escolas participarão do programa em 2015: Escola Municipal Elza Albuquerque e Escola Municipal Jose Alberto Pimentel.

Sobre o Programa ECOA
O Programa ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, em parceria com as Secretarias de Educação, que tem como objetivo fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. O Programa acontece em duas etapas: a primeira de capacitação dos professores e a segunda de promoção de atividades com os alunos, com idade entre 9 e 12 anos, no contraturno escolar, com o objetivo de promover transformações positivas nos relacionamentos entre as crianças e nas relações delas com o meio ambiente. Além disso, os funcionários da Alcoa participam de ações de voluntariado nas escolas e na comunidade para estimular atividades como coleta de óleo usado, plantio de árvores, limpeza de áreas, entre outras.

Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio de Programas de Voluntariado, Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, Programa de Apoio a Projetos e Iniciativa Globais. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança. Desde 1995, o Instituto Alcoa e a Alcoa Foundation investiram cerca de R$ 105 milhões em mais de 2.000 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,4 milhão de horas de trabalho voluntário.


 Assessoria de Imprensa
Temple Comunicação
=========================

Comentários