.

.
.

.

.

.

.

Itaituba recebe audiência pública do PPA

A cidade de Itaituba, na Região de Integração do Tapajós, recebe nesta terça-feira, 28, a terceira audiência pública que antecede a preparação do Plano Plurianual (PPA) para o período compreendido entre 2016 e 2019. Sociedade civil, associações de classe e profissionais das mais diversas áreas estão conclamados a participar e levar suas proposições para inclusão no programa de investimentos do Estado.

Hoje palco de grandes projetos de investimentos, a Região de Integração, terceira em extensão territorial, com mais de 244 mil habitantes e larga vocação econômica, é formada pelas cidades de Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão, além da cidade sede da audiência, Itaituba, responsável por 60% da extração de ouro no estado.

Para o futuro, a Região tem o desafio de se desenvolver de maneira sustentável, levando em conta o fato de que boa parte de sua economia ainda está baseada em atividades desenvolvidas por comunidades tradicionais - ribeirinhos, pescadores e extrativistas. 

O governo do Estado tem a missão de elaborar uma agenda de prioridades de investimentos para a região considerando essas características e cumprindo os pressupostos da Lei de Responsabilidade Fiscal, promovendo a oitiva social de forma a dar voz à população que vive naquela região.

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), coordenadora do processo de elaboração do PPA, presidirá a audiência, que contará com a presença de gestores e técnicos de vários órgãos públicos, como a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), a quem caberá apresentar aos presentes um diagnóstico socioeconômico e ambiental, dados que devem auxiliar a análise dos problemas e as potencialidades da região na construção das propostas a serem apresentadas durante as audiências.

O diagnóstico está disponível no site da Seplan, pelo link http://seplan.pa.gov.br/ppasite/regioes-de-integracao.php. Os próximos encontros acontecerão nos municípios de Marabá (5/5), Redenção (8/5), Tucuruí (12/5), Paragominas (15/05), Capanema (19/5), Breves (22/5), Belém (26/5) e Castanhal (28/5). A Seplan também mantém um canal virtual para receber as propostas (http://seplan.pa.gov.br/ppasite/participacao-social.php), que devem ser enviadas até 31 de maio.

Serviço: A audiência pública de Itaituba será realizada na Faculdade de Itaituba (FAI), localizada na Avenida Fernando Guilhon, nº 895, bairro Jardim das Araras, a partir das 8h30.


MariaChristina

Secretaria de Estado de Planejamento
Agência Pará de Notícias

Comentários