.

.
.

Alcoa apoia projeto Bairro Sustentável em Juruti



Atitudes simples como separar o lixo de forma correta para destinação adequada contribuem, significativamente, para um ambiente limpo e saudável. Pensando nisso, o município de Juruti, no oeste paraense, acaba de implantar o Projeto Bairro Sustentável no bairro do Maracanã para despertar a conscientização ambiental dos moradores na localidade. Apoiado pela Alcoa, empresa que opera empreendimento de mineração de bauxita na região, o projeto envolve a parceria do Conselho Juruti Sustentável (Conjus), Prefeitura, Associação dos Moradores do Bairro do Maracanã (AMOBAM) e Fundo Juruti Sustentável (Funjus).

O Bairro Sustentável é uma ação piloto que servirá de base para o Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Nesta primeira fase, estão sendo realizadas as oficinas de sensibilização, com foco na educação ambiental e curso de formação de 40 agentes multiplicadores nessa área de atuação. Após essa etapa, serão realizados dois mutirões de limpeza no bairro Maracanã e no Lago Jará – um dos principais mananciais que abastecem a cidade.

 “Vamos difundir a reciclagem do lixo junto com os demais parceiros. Teremos oficinas mostrando como a comunidade deve fazer a coleta e armazenamento correto do lixo, separando o que pode ser reaproveitado. Nosso objetivo é tocar na consciência do cidadão para que ele se veja, também, como responsável pelo cuidado com o lixo, seja em casa, no trabalho ou na rua. Que as pessoas abracem essa causa, nos ajudando a levar em frente esse grande projeto”, motiva Assunção Mascarenhas, presidente do Conselho Juruti Sustentável.

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Maracanã (AMOBAM), Nadson Oliveira, acredita no êxito do projeto e afirma que a ação será essencial para preservação ambiental.  “Nosso sonho é que o Maracanã seja modelo para outros bairros. Acreditamos que o projeto transformará a mentalidade das pessoas, que vão se conscientizar em não jogar o lixo no meio em que vivem. Com isso, teremos uma qualidade de vida melhor”, avalia.

O comunitário ressalta que o cuidado com o meio ambiente reflete na saúde da população. “Se tivermos um bairro cheio de lixo e cheio de problemas, como esgoto a céu aberto, tudo isso vai ocasionar problemas de saúde. É importante que as crianças, adolescentes e jovens tenham uma nova expectativa de vida, com um meio ambiente mais saudável. E para isso, temos que começar a plantar agora essa herança para as futuras gerações”, alerta.

Durante a programação da Semana do Meio Ambiente, iniciada esta semana em Juruti, também será inaugurada a Unidade Piloto de Entrega de Resíduos no bairro Maracanã, além de uma exposição e avaliações sobre os resultados do projeto Bairro Sustentável.

Ascom Alcoa
Temple Comunicação

Comentários

.

.