Programação marca Dia mundial do meio ambiente no Iespes



Na próxima sexta-feira (5), o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), e a Mineração Rio do Norte (MRN), realizam uma programação para comemorar o Dia mundial do Meio Ambiente. O objetivo é chamar atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. O evento tem como tema: A importância do gerenciamento de resíduos para o desenvolvimento do município.

O coordenador do curso tecnológico em Gestão Ambiental do Iespes, Albino Portela ressalta a importância do debate sobre resíduos. “Se sabe que o acúmulo de resíduos causa doenças e uma cadeia de despesas para o município. Tratando essa problemática, a gente reduz a cadeia de doenças, os gastos, e trata a fonte do problema”.

A proposta é debater. A presença da Mineração Rio do Norte, que tem uma cadeia logística para tratar os resíduos, vai contribuir para a reflexão sobre o tema. Portela informa que nas regiões do Pará, há um déficit de saneamento em geral e, principalmente de locais para gerenciar os resíduos. “A sociedade em geral está convidada para também refletir, porque todos somos produtores de resíduos, e poucos são aqueles que cuidam de forma correta”, finaliza.

A programação terá início às 14h, com palestra sobre Análise do Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos PGRS; às 15h30 exposições no stand da MRN sobre as atividades realizadas dentro do projeto, a relação do processo produtivo da bauxita com o meio ambiente e as facilidades da vida moderna, e exposições de trabalhos acadêmicos voltados para temáticas ambientais; À noite, a partir das 18h30, palestra sobre Logística Reversa, no mini auditório do Iespes.

O evento tem como público alvo acadêmicos dos cursos do Iespes, Ifpa, Ufopa, Cepes, alunos da escola municipal Rotary e a sociedade santarena.

Fonte: Ascom/Iespes

Comentários