Em Juruti, mineradora Alcoa reforça atitude ambiental

Neste mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente a Alcoa vem desenvolvendo uma série de atividades que reforçam a atitude ambientalmente correta. Além de apoiar e participar da programação oficial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Juruti, a empresa, que opera empreendimento de mineração de bauxita no município, desenvolve uma semana interna dedicada ao tema junto aos funcionários.

Sob o tema “Repense suas Atitudes”, a Alcoa, que possui robusto sistema de gestão ambiental, promove a reflexão entre todos os colaboradores e contratados para a importância da ação individual pela conservação do meio ambiente.

Durante a semana foram programadas sessões de filmes que abordam a conscientização ambiental, jogos que incentivam a prática de atitudes ecologicamente corretas, peças teatrais e blitz com perguntas e respostas nas áreas da empresa.

Para Jorgeane Almeida, supervisora de Meio Ambiente, a educação ambiental é uma das principais maneiras para garantir a conservação dos recursos naturais do planeta. “Temos um robusto trabalho na gestão ambiental na empresa, mas o processo educacional e conscientização de todos, empresa, governos e comunidades, é fundamental para desenvolvermos boas práticas ambientais, tanto no trabalho quanto em nossas casas e bairros”, disse. 

Como parte de seu programa de redução de resíduos a Alcoa vem promovendo uma série de iniciativas que são simples e de resultado significativo. Um exemplo é a eliminação do uso de formulários de papel em atividades que hoje são realizadas com a aplicação de ferramentas eletrônicas, ou mesmo a eliminação de copos descartáveis nos refeitórios, substituindo-os por copos retornáveis.

Pensar verde

A ação interna integra uma série de outras iniciativas que mostram o comprometimento da empresa com o tema. Recentemente, a Alcoa fez a doação de mudas frutíferas e ornamentais, que serão utilizadas para a revitalização de espaços públicos em Juruti. A iniciativa faz parte do programa Dez Milhões de Árvores, que é desenvolvido em nível mundial pela Alcoa Foundation, em todas as unidades onde a empresa possui operações.

“Nosso objetivo é despertar o sentimento de conservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, contribuir com arborização e embelezamento do município. A meta do programa para plantar dez milhões de árvores deverá ser atingida até 2020”, explica Volnei Tenfen, gerente de Segurança, Meio Ambiente e Higiene Ocupacional da Alcoa Juruti.

Sobre a Alcoa no Brasil
A Alcoa opera no Brasil em cinco das seis unidades de negócios da Alcoa Corporation: Bauxita, Alumina, Alumínio, Fundição e Energia. A estratégia de transformação da companhia busca ampliar seus negócios na cadeia de valor do alumínio e criar operações na área de commodities globalmente competitivas. A Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo, Belém e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute; e uma das Melhores Empresas Para Começar a Carreira, segundo o Guia Você S/A. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.




Elianna Homobono

Analista | Analyst

Comentários