.

.
.

.

.

.

.

Campanha educativa sobre trânsito vai atuar diretamente nos bares em Santarém

Teste do etilômetro foi feito de form educativa.
Foto: Ascom/PMS
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), realizou na sexta-feira (14), a primeira etapa da campanha “Transitando nos Bares”. A intenção é conscientizar frequentadores da noite santarena de que consumir bebida alcoólica e em seguida dirigir é algo que coloca a própria vida e a de outros cidadãos em risco, aumentando a probabilidade de envolver-se em acidentes, uma vez que o efeito do álcool ocasiona alterações nos reflexos do condutor.

Nesse primeiro momento, a campanha, realizada em parceria com a Policia Militar (PM) e Departamento de Trânsito do Pará (Detran), foi em estabelecimentos do Centro, onde os clientes foram abordados e receberam orientações sobre a Lei Seca.

Além de orientações, o Detran realizou o teste do etilômetro, que consiste na análise do teor de álcool no organismo. O teste foi realizado de forma educativa, onde muitos clientes, voluntariamente, se submeteram a assoprar no aparelho. Em seguida, a explicação para o usuário das consequências caso o condutor fosse abordado em uma fiscalização ao volante após ter consumido bebida alcoólica.
“A campanha é muito importante, visitando os bares, lembrando as pessoas do risco de misturar bebida e direção, que essa parceria entre os órgãos possa continuar e conscientizar as pessoas quanto aos cuidados no trânsito”, ressaltou um dos frequentadores de um estabelecimento comercial.

Para o coordenador da Divisão de Educação para o Trânsito da (SMT) Marcelo Santos, a primeira edição do projeto teve uma participação importante das pessoas que, com certeza, saíram dos locais e vão se tornar agentes multiplicadores dessas informações. “A receptividade foi muito positiva por parte dos proprietários, que aceitaram a permitiram que dialogássemos com os clientes que estavam nos estabelecimentos, onde foi explicado no que consistia a campanha, quais os objetivos principais e a distribuição de material”, concluiu.

A campanha continua e será realizada em bares e casas de shows da cidade por etapas orientando os clientes dos estabelecimentos, fixando cartazes, distribuindo panfletos e adesivos.

A próxima ação da campanha será realizada no dia 28 de julho.

Mais informação:
Marina Bandeira - assessora de comunicação SMT

Contato: (93) 9917-9250/ arianemarinaferreir a@gmail.com

Comentários