Tucuxi vence Festival dos Botos do Çairé e desempata competição

O Tucuxi foi o campeão do 19º Festival dos Botos do Çairé. O resultado foi divulgado no início da noite desta segunda-feira (25), no Lago dos Botos. A agremiação trabalhou o tema "A expressão do Çairé", mostrando origens antes da chegada dos jesuítas a Santarém. Este é o décimo título do Tucuxi, que passou à frente do rival Cor de Rosa que tem um título a menos.
A soma da pontuação dos jurados foi de 475,5, um a mais do que Cor de Rosa, que ficou com 474,5 pontos. "O diferencial está em conseguirmos uma equipe solidificada. Nosso Boto está anos-luz à frente do outro.Criamos uma equipe de trabalho valorizando os artistas de nossa terra", explicou o presidente do Tucuxi, Ediberto Ferreira.
Foram encenadas a lenda da cobra grande, foram mostrados personagens e alegorias de destaque, como o curandeiro, a rainha da festa no barracão com mastros, canoa com imagens de Nossa Senhora da Saúde. Também foi valorizada a produção de mandioca, farinha, entre outros alimentos regionais. A Rainha do Lago Verde entrou em cena com um cardume de botos representando a protetora dos animais marinhos. Ao final, a sedução foi interpretada pela primeira vez dentro da água, num recipiente posto numa estrutura para que coubessem o boto homem encantador e a cabocla borari.

Foram avaliados 16 itens: Apresentador, Cantador, Rainha do Çairé, Cabocla Borari, Curandeiro, Rainha do Artesanato, Boto Homem, Encantador, Boto Animal Evolução, Rainha do Lago Verde, Carimbó, Organização do Conjunto Folclórico, Alegorias, Letra e Música, Ritual, Torcida, Sedução.
Saiba mais:
O vice-prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, declarou estar satisfeito com o resultado da festa do Çairé como um todo. "Parabenizamos a população que contribuiu para que esta festa fosse bonita. Não tivemos incidentes, graças a Deus. Parabenizamos a Secretaria Municipal de Cultura que organizou e a população se encarregou em fazer a festa cada vez mais bonita. A presença do público aqui foi uma prova do que o que temos a oferecer é o melhor. Tem que ser levada a nossa cultura aquilo que realmente somos, a cultura da floresta. Santarém não representa o Çairé apenas para os santarenos, mas também para os brasileiros e leva para o mundo".
Segundo a Polícia Militar, em termos de segurança, a festa foi tranquila.
O festa encerra na Praça do Çairé, às 19h, com Show da Filarmônica Municipal Professor Agostinho de Santarém e, às 20h30, Show Chorimbó da Dona. Às 22h, no Lago dos Botos, Festa dos Barraqueiros com a Banda Pegada do Forró e Banda Ki Babado. No sábado (30), a Festa da Vitória do Boto campeão.
* Colaborou Alciane Ayres, assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc)
Agência Santarém
Foto: Ronaldo Ferreira

Comentários