Ação de limpeza no bosque da Vera Paz recolhe 11 toneladas de lixo e entulho

Mais de 250 voluntários percorreram o Bosque da Vera Paz na manhã deste sábado (7) em uma ação de limpeza desenvolvida pela Cargill, em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). Foram recolhidas 5 toneladas de lixo (como garrafas pet, sacolas, copos plásticos, arames, cordas, cigarros) e 6 toneladas de entulhos, totalizando 11 toneladas.


Além dos voluntários, a Prefeitura apoiou a ação com 40 funcionários."Nossa equipe foi mobilizada durante a semana com retiradas de entulhos e capina.Hoje, eles estão aqui novamente para garantir a limpeza do espaço", destacou o titular da Seminfra, Daniel Simões.

Foi a primeira vez que a acadêmica do curso de Recursos Humanos, Miriam Vieira, 25 anos, participou da ação."Nossa turma foi convidada e viemos ver de perto como está a área da Vera Paz. Eu não tinha ideia da quantidade de lixo que era jogado aqui. Fiquei surpresa e espero que o local permaneça limpo".

A bombeira civil, Luana Paula, participa voluntariamente pelo segundo ano consecutivo. Ela destacou a importância da ação e principalmente da conscientização de quem passa pelo bosque. "Com o verão, as águas baixam e percebemos que as pessoas jogam muito lixo em lugares inadequados. É nosso dever zelar pelo meio ambiente e usar o espaço com consciência", enfatizou.

O Bosque da Vera Paz está localizado no bairro  Laguinho, que conta com 800 famílias. "Quando o rio baixa, aqui nem frente ao Bosque fica acumulado muito lixo. O espaço conta com lixeiras, mas ainda falta muita gente perceber que é preciso manter o local limpo. A ação é considerada muito importante, porque daqui alguns dias será realizado o Círio e esse local precisa estar e permanecer limpo, para o povo santareno e para que vem visitar nossa cidade", destacou o presidente da associação de moradores do Laguinho, Jurandir Azevedo.


Nesta 8ª edição, os voluntários percorreram com a limpeza até em frente ao Mercadão 2000. A Cargill tem uma atividade diferente na ação: a cada pessoa presente, é feita a doação de três quilos de alimentos para a "Campanha Natal Sem Fome" da Pastoral do Menor, que atende centenas de famílias carentes da cidade.

Fonte: Agência Santarém

Comentários