Santarém recebe quatro pluviômetros para auxiliar a Defesa Civil a monitorar a chuva

A Prefeitura de Santarém recebeu quatro pluviômetros, equipamentos que servem para medir a quantidade de chuva em determinado local, que irão auxiliar nos trabalhos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Os equipamentos foram instalados na sexta-feira (27) em pontos estratégicos do município: Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) do bairro Matinha; na escola Maria Amália, bairro Mapiri; na unidade de saúde do bairro Jaderlândia; e na escola Irmã Leodgard, bairro Uruará.


Os pluviômetros foram instalado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação.

Segundo a coordenadora da Comdec, Laura Lopes, estes quatro equipamentos somam-se aos outros cinco que o município já tem. "Esses que estamos recebendo são automáticos. Os cinco que temos são semiautomáticos, tem pessoas treinadas que fazem a leitura. Os automáticos, o sistema do satélite já encaminha direto para o Cemaden", explicou.


Os pluviômetros servirão para registrar alerta de situações que ponham o município em risco. Caso a situação ocorra, o Cemaden alerta a Comdec, a fim de evitar desastres. "Já estão funcionando. Eles já estão enviando as informações da chuva que ocorreu nos bairros onde estão os pluviômetros, já fizeram a leitura", concluiu Laura Lopes.



Agência Santarém

Comentários