Debate com candidatos à Reitoria será transmitido ao vivo hoje

A Comissão Eleitoral de Consulta (CEC) à comunidade acadêmica irá transmitir AO VIVO o primeiro debate com os cinco candidatos à Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O tempo do debate é de 2h, podendo se estender até no máximo quatro horas de duração. Para assistir ao debate, basta entrar no site da Comissão e acessar, no final da página, o link destinado para este fim. O início da transmissão está previsto para as 17h desta segunda-feira, 13 de novembro.   
O debate será constituído por três blocos, com intervalos de 5 minutos, sendo que do primeiro bloco (25 minutos) para o segundo (1h30) não haverá intervalo. O segundo bloco terá três rodadas de perguntas, em cada uma delas os candidatos responderão a cinco perguntas sobre temas a serem sorteados na hora. No total, serão 15 temas:
  1. Ensino
  2. Pesquisa
  3. Extensão
  4. Gestão Acadêmica
  5. Gestão de Pessoas
  6. Gestão Administrativa e Financeira
  7. Infraestrutura
  8. Interiorização
  9. Assistência Estudantil
  10. Modelo Acadêmico
  11. Internacionalização
  12. Captação Recursos
  13. Participação da Comunidade Externa
  14. Inovação Tecnológica
  15. Acessibilidade

De acordo com as regras, para a condução dos debates os candidatos a reitor e a vice-reitor “estão aptos a responder perguntas e debater dentro do tempo e regras estabelecidas”. A norma também proíbe durante o uso da palavra dos candidatos “a intervenção de assessores, colaboradores, simpatizantes ou representantes das chapas”. Também não serão permitidas manifestações da plateia como “vaias”, “charangas”, “apitos”, “torcidas organizadas”, “gritos” ou “qualquer ato que desvirtue o caráter de seriedade, responsabilidade e organização do evento”.
Estão concorrendo nesta consulta: Hugo Alex Carneiro Diniz e Aldenize Ruela Xavier (chapa Novos Rumos), Jarsen Luis Castro Guimarães e Celson Pantoja Lima (chapa Ufopa em Ação), Raimundo Valdomiro de Sousa e Deam James Azevedo da Silva (chapa Por uma Ufopa Compartilhada#...), Anselmo Alencar Colares e Waldiney Pires de Moraes (chapa Somos Ufopa) e Thiago Almeida Vieira e Izaura Cristina Nunes Pereira (chapa Inovar Para Avançar).
A consulta pública à comunidade acadêmica será no próximo dia 5 de dezembro (domingo).
O mediador será um profissional externo à Ufopa, em atendimento à regra da imparcialidade durante o debate.


Comunicação/Ufopa
10/11/2017, atualizada em 13/11/2017.

Comentários