Eleições Ufopa: nova 'lista tríplice' será apresentada ao MEC

Reitora Raimunda Monteiro: reunião para responder ao MEC.

O Ministério da Educação - MEC - questionou dois pontos adotados pelo Conselho Universitário – Consun – durante o processo eleitoral de escolha do novo reitor da instituição, realizado em dezembro de 2017. O primeiro questionamento diz respeito à fórmula de escolha da lista tríplice encaminhada ao ministério e o segundo a proporcionalidade da presença dos membros do Consun durante aprovação da lista tríplice.

A lista tríplice enviada ao Ministério é composta pelo candidato que teve a maioria dos votos Hugo Diniz, por sua vice Aldenize Xavier, e pelo professor Domingos Diniz, que não participou do processo de consulta e é coordenador do Campus de Oriximiná. Sua composição na lista foi motivada por escolha do candidato mais votado, conforme decidiu o Consun durante a elaboração das regras de regulamentação da consulta.
Essa composição está sendo questionada pelo MEC. Segundo o Ministério, ela apresenta desconformidade ao artigo 1º, § 2º, do Decreto nº. 1.916/96, que dispõe que a lista deverá apresentar os três primeiros nomes mais votados em escrutínio único.

O segundo questionamento do MEC diz respeito a proporcionalidade do corpo docente, na reunião de votação de composição da lista tríplice. O MEC informou que nos termos da Ata de reunião da 11ª reunião extraordinária do Consun participaram da votação para composição da lista tríplice vinte e dois membros do corpo docente, onze técnicos-administrativos e seis membros do corpo discente. Sendo 39 votantes, dos quais 56,4% docentes.
Para o Ministério, haja vista que a proporcionalidade mínima não foi atingida – 70% docentes, 15% técnicos e 15% discentes – a votação para aprovação da lista não deveria ter ocorrido.
Em entrevista coletiva, agora a pouco, a magnifica reitora da universidade Raimunda Monteiro informou que a instituição de ensino foi notificada pelo MEC na tarde da última sexta-feira, 23.
“Hoje, eu já conversei com os candidatos. Na quinta-feira, vamos reunir e apresentar os pedidos do MEC e a, partir dessa reunião, teremos um indicativo de quando e como deveremos refazer essa lista”, explicou Monteiro.
A reitoria informou ainda que as regras adotadas para regulação da consulta foram determinadas em reuniões e votações do Consun, órgão superior da instituição. “As divergências foram votos vencidos, inclusive o meu. Se for o caso de realizar outra consulta, o Consun decidirá”, destacou.
Hugo Diniz, candidato mais votado na consulta, deverá tomar posse após o dia 9 de abril, caso seu nome seja escolhido pelo presidente da República quando da apreciação da nova lista tríplice que será enviada pela Ufopa ao MEC.

Histórico da consulta

O processo eleitoral de consulta iniciou-se oficialmente na Ufopa no dia 29 de setembro de 2017, com aprovação pelo Consun do Regimento Eleitoral. Dia 20 de outubro foi a data limite para desincompatibilização dos candidatos para saída dos cargos que exerciam; de 23 a 27 de outubro foram inscritas as chapas, cujo prazo final da homologação foi três de novembro. A campanha dos candidatos começou dia seis de novembro e seguiu até o dia quatro de dezembro, véspera da consulta.

Para as eleições ao cargo de reitor e vice-reitor na Ufopa concorreram os candidatos: Hugo Alex Carneiro Diniz e Aldenize Ruela Xavier (Chapa 01 – Novos Rumos), Jarsen Luis Castro Guimarães e Celson Pantoja Lima (Chapa 02 - Ufopa em Ação), Raimundo Valdomiro de Sousa e Deam James Azevedo da Silva (Chapa 03 - Por uma Ufopa Compartilhada#...), Anselmo Alencar Colares e Waldiney Pires de Moraes (Chapa 04 – Somos Ufopa) e Thiago Almeida Vieira e Izaura Cristina Nunes Pereira (Chapa 05 – Inovar Para Avançar).
O blog tenta contato com as chapas que participaram da consulta para escolha de reitor da Ufopa.



Comentários